Marketing Digital

Saiba a importância de mensurar os resultados das suas estratégias de Marketing

Toda boa empresa traça planos e estratégias para aumentar a visibilidade da marca e alcançar números expressivos de vendas. Para isso, o setor de Marketing tem papel fundamental. Responsável por criar oportunidades, a equipe deve estar atualizada e sempre buscar inovações. Porém, não basta só criar, é necessário mensurar resultados para avaliar o desempenho das ações.

Se você ficou interessado e deseja conhecer o valor da mensuração de dados no seu negócio, confira nosso artigo.

A importância de mensurar resultados

Imagine que sua organização traçou um plano de Marketing com duas medidas distintas. Depois de um tempo, com as estratégias bem implantadas, suas vendas decolam como nunca antes visto, trazendo satisfação para todo time.

Porém, sem aviso prévio, os números começam a cair e você não sabe o que fazer. Sua equipe analisa as ações e sabe que o motivo da queda está em uma delas. Mas qual?

Bom, se você não avaliou o desempenho de cada uma, será difícil responder à questão, não é mesmo? Por isso, é extremamente importante mensurar resultados. Essa análise permite que você identifique quais esforços estão trazendo bons frutos e os que não estão.

No exemplo que citamos, poderia ser o caso de uma das medidas estar dando prejuízo, enquanto a outra era positiva. Se houvesse o acompanhamento, ambas poderiam ser otimizadas, potencializando os ganhos e eliminando o que não tinha retorno.

Checar os resultados traz diversos benefícios. Vamos falar deles a seguir.

Os benefícios de mensurar resultados

Avaliar o desempenho das ações não é a única vantagem que o acompanhamento possibilita. Há várias outras, tais como:

Aumentar o ROI

O ROI — Return On Investment, ou Retorno Sobre Investimento — é um indicador que permite avaliar o retorno obtido sobre uma medida. Por exemplo, você investe em uma campanha nas redes sociais, impulsionando uma publicação. Com esse ato, são atraídos novos consumidores, que fazem compras em sua empresa. O ROI será o ganho obtido subtraído do investimento, sobre esse investimento.

ROI = (ganho obtido – investimento) / investimento

Com isso, você pode aplicá-lo em cada estratégia de Marketing, identificando ações que possuem rendimentos mais atrativos e as que simplesmente não têm bom retorno, talvez até negativo.

Se você não mensurar resultados, essa análise não será possível e você não terá dados suficientes para embasar suas atitudes.

Embasar as tomadas de decisão

Como vimos no cálculo do ROI, quando se acompanha o desempenho das ações, é possível fomentar as decisões. Elas não serão tomadas por crenças ou intuição de algum responsável.

Algumas resoluções são essenciais para o negócio. Se você possui uma grande ou média empresa, você colocaria a definição de uma estratégia que envolve enormes quantias de dinheiro em simples “achismos”? Provavelmente não.

Tomar decisões sem uma base pode colocar em risco a saúde financeira da companhia. Por isso, mensure os resultados e mantenha o foco em otimizar as ações.

Corrigir falhas

As histórias de grandes organizações não são feitas apenas de acertos. As falhas nos ensinam muito e são importantes para a equipe. Mas, claro, elas devem ser calculadas e corrigidas a tempo.

A mensuração de resultados atua mais uma vez. Quando o setor de Marketing traça um plano com estratégias, o objetivo é aumentar as vendas e proporcionar melhores rendimentos. Mas algumas medidas podem não sair conforme planejado. Então, quanto antes isso for identificado, menos dinheiro será perdido e menos tempo será gasto.

Se não mensurar resultados, o impacto de um erro pode ser devastador.

Otimizar estratégias

Deixamos a vantagem de otimizar as estratégias por último para poder mostrar como os benefícios estão alinhados com a mensuração dos dados.

Novamente, vamos usar um exemplo para esclarecer. Seu time traçou duas ações para aumentar as vendas, A e B.

Em A, foram investidos R$ 2.000,00 na campanha. Novos consumidores são atraídos e fazem compras no total de R$ 5.000,00.

Em B, o investimento foi de apenas R$ 500,00. Já o valor obtido em vendas foi de R$ 3.000,00, menor do que na primeira medida.

Qual delas teve maior sucesso? Para responder essa questão, vamos utilizar o ROI. Na primeira, ele foi de 1,5. Ou seja, o ganho obtido foi de 1,5 vezes o valor investido. Na ação B, o ROI encontrado foi 5!

Então, apesar do valor obtido em B ter sido menor que em A, a estratégia foi mais eficaz, pois o ganho foi 5 vezes superior ao investimento.

Essa análise permite identificar as melhores oportunidades e otimizar as ações. Mensurar resultados trouxe o embasamento da tomada de decisão. Sem isso, a equipe poderia priorizar a medida A, cometendo uma falha.

Como mensurar resultados

Já ficou clara a relevância de mensurar resultados e os benefícios que isso pode gerar. Agora, você deve estar se perguntando como fazer isso. É o que vamos explicar nesse momento.

Acompanhar o desempenho das ações deve ser feito constantemente, com o intuito de captar qualquer alteração perigosa ou oportuna. Porém, deve-se ter muito cuidado com o que controlar.

Algumas equipes entendem a mensuração de dados de forma incorreta, estabelecendo uma obrigatoriedade de verificar todos os indicadores da empresa, de forma obcecada. Isso não é necessário, muito menos indicado.

Quando se determina um número enorme de indicadores, você cria mais trabalho para seu time, que já tem diversas preocupações e afazeres. Então, o correto é analisar apenas o que interfere no seu objetivo.

Avalie quais são suas metas e os indicadores que têm influência direta no resultado. Esses devem ser controlados. O que estiver fora, não precisa. Vamos dar alguns exemplos de métricas a seguir:

Métricas importantes

  • ROI;
  • CAC — Custo de Aquisição de Cliente;
  • ticket médio;
  • número de vendas;
  • número de visitantes no site;
  • taxa de conversão;
  • entre outras.

Métricas de vaidade

As métricas de vaidade são aquelas que não tem impacto direto nos seus objetivos. Algumas equipes se concentram em seu controle apenas por ego. Não significa que você deve ignorá-las, apenas não foque suas ações nelas.

  • número de curtidas em redes sociais;
  • número de seguidores;
  • downloads de aplicativos;
  • cliques;
  • entre outras.

A mensuração dos resultados e o sucesso do seu negócio

Como vimos em nosso artigo, mensurar resultados é de extremo valor para qualquer companhia, seja grande, média ou pequena. Através dessa análise, é possível aumentar o retorno das ações, embasar as tomadas de decisões, corrigir falhas e, portanto, otimizar as estratégias.

Para ter um bom desempenho, identifique os principais indicadores do seu negócio, aqueles que realmente impactam nos objetivos traçados. Tenha cuidado com as métricas de vaidade, pois elas podem fazer com que seu time gaste tempo controlando o que não tem muito retorno.

Seguindo nossas dicas, você terá um negócio de sucesso e poderá aumentar significativamente suas vendas com as melhores estratégias de Marketing.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

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