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Saiba como o algoritmo do Facebook ajuda a aumentar seu tráfego orgânico

O algoritmo do Facebook é a tecnologia utilizada para classificar quais conteúdos serão exibidos para você no feed de notícias — e em que ordem eles aparecerão. 

Estima-se que os internautas tenham acesso a mais de 1500 posts por dia. Porém, eles só prestam atenção em torno de 20% disso. Por isso, seus posts devem figurar nas publicações em que seus seguidores prestam atenção.

No post de hoje, responderemos às seguintes perguntas:

  • Qual a utilidade do algoritmo?
  • Como o Facebook organiza o feed?
  • Qual a sua importância para as páginas?
  • Como melhorar o tráfego orgânico?

Se você quer entender tudo isso, continue a leitura do post!

Qual a utilidade do algoritmo?

A rede usa diversos fatores individuais para entender no que as postagens realmente lidas se diferenciam das demais. A partir dos dados recebidos, o algoritmo tenta entender o que deve aparecer em seu feed.

Os principais fatores para diferenciação são:

  • Interesses do usuário;
  • Comportamento na rede;
  • Tempo gasto em determinados tipos de postagem;
  • Uso de engajamentos como reações, compartilhamentos e denúncias;
  • Interação com os amigos. 

Agora, vamos explicar como alguns desses itens são importantes para a classificação do conteúdo.

Quem postou

Você já percebeu que, depois de visitar insistentemente algum perfil (ou nem tanto assim), ele aparece no topo da sua página?

Um dos principais motivos para o ranqueamento é o nível de interação entre os usuários. Nesse aspecto, analisa-se quantas vezes a pessoa ou a página foi pesquisada, o número de mensagens, troca de curtidas, etc.

Quando postou

Embora seja importante saber quem postou, isso não é o suficiente. A publicação do ano passado de seu perfil ou página favorita, normalmente, não aparecerá para você.

Assim, chegamos a mais uma máxima: quanto mais recente for a postagem, maior será a chance de que ela apareça na página inicial.

Porém, será levada em consideração qual foi a última atualização do feed. Por isso, é tão recomendável que as postagens sejam feitas nos horários de maior interação do seu público.

Tipo de conteúdo

O algoritmo também leva em consideração os tipos de postagem que o usuário mais gosta de ver e interagir.

Alguns tipos são:

  • Textos curtos ou longos;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Embora não seja uma regra (e você deve analisar isso para o seu caso), os vídeos possuem o maior alcance, com uma taxa de um pouco mais de 8%.

A rede levará em conta sua preferência na hora de ranquear quais serão as postagens exibidas no feed.

Engajamento com o post

Por fim, o engajamento é um dos pontos mais importantes. A partir do momento em que mais pessoas curtem, comentam ou compartilham as publicações, as chances dela ser visualizada é maior.

Por isso, é importante tentar engajar as pessoas em suas publicações.

Como o Facebook organiza o feed?

Já vimos alguns dos critérios mais importantes. Porém, eles não são suficientes: o Facebook possui uma ordem para ranquear o feed de notícias.

As regras abaixo são utilizadas principalmente em um primeiro momento, quando não há muitos dados suficientes para que uma análise mais apurada seja feita.

1. Família e amigos

A rede imagina que seus interesses pessoais são mais importantes. Assim, eles darão prioridade para postagens de pessoas que compartilham dos mesmos interesses. 

Vínculos familiares e de amizade têm grande chance de aparecerem antes do que as páginas com assuntos empresariais.

2. Tipo de conteúdo

Embora as postagens informativas sejam preferenciais, uma decisão entre informação e entretenimento serão definidas pelo histórico de preferência do usuário.

Assim, entendemos que o foco principal da rede é informação e diversão (normalmente nessa ordem).

3. Pensamento parecido

Uma das formas da rede organizar sua página de atualizações está em mostrar pensamentos que tenham a maior probabilidade de serem semelhantes, principalmente em assuntos políticos ou religiosos.

O Facebook, então, verifica quais são suas interações e prioriza o conteúdo que reflita pensamentos que sejam compartilhados pelo internauta.

4. Autenticidade

Por fim, a publicação que pareça ser autêntica também é levada em consideração. Assim, a rede tenta limitar o alcance das postagens que contenham boatos, notícias sensacionalistas ou spam.

Por isso, em vez de simplesmente replicar materiais ou fazer spam, tente sempre fazer novos conteúdos e use a criatividade.

Qual a importância do algoritmo do Facebook para as páginas?

Entender plenamente o funcionamento do algoritmo permite que seus posts sejam otimizados. Dessa forma, eles poderão permanecer mais tempo no topo e poderão ser encontrados pelos seus seguidores.

Quanto mais a rede de amigos e páginas curtidas cresce, maior será sua dificuldade para manter suas publicações com engajamento. Por isso, vemos tantas páginas com apenas um ou dois likes por publicação. Você não quer que esse seja seu caso, não é mesmo?

Pesquisas demonstram que, atualmente, apenas 6% dos seguidores da sua página recebem seu conteúdo na página inicial. Isso acontece pelo grande aumento no número de postagens e de páginas na rede. Ou seja, o alcance orgânico está caindo vertiginosamente.

Ainda que entender o funcionamento da plataforma seja importante (e a forma mais fácil) para conseguir mais seguidores e visitas, os principais diferenciais estão em manter suas páginas ativas e com bom material.

Porém, ser ativo não significa postar qualquer material a toda hora. Você quer aumentar seu tráfego orgânico produzindo bons materiais? Continue a leitura.

Como melhorar o tráfego orgânico?

Foque na qualidade

Como acabamos de dizer, o principal diferencial está na qualidade. Sendo assim, produza materiais com a maior qualidade que puder, ainda que não tenha a melhor filmadora ou equipamentos de última geração.

Tê-los seria interessante, porém foque mais no conteúdo do que em suas formas. O que você está postando é relevante e útil para seu público? Entenda isso observando o comportamento dele diante das suas postagens e pesquisando quais são seus principais problemas e dúvidas.

Fuja do spam

Postar a mesma publicação pode ser problemático para você. O Facebook procura por aquilo que ele acredita ser spam e não desejado pelos seus usuários e, por isso, essas publicações têm pouca chance de estarem no topo.

Se seu conteúdo é útil e relevante, confie nele! Não use a estratégia de utilizar links que não tenham nenhuma afinidade com a publicação. Tais materiais são facilmente penalizados pelo aplicativo.

Tenha atenção a melhor configuração de cada postagem

Algumas práticas podem aumentar o alcance orgânico das suas postagens, como:

  • Acompanhar quais são os horários mais adequados para a postagem. Neles, há maior engajamento e alcance;
  • Verificar quais os melhores tipos de conteúdo (imagens, vídeos ou textos) para seu público;
  • Construir call-to-actions que sejam adequados aos anseios do seu público;
  • Evitar postagens apenas com textos. Inclua materiais como imagens, vídeos ou links para outras páginas;
  • Utilize links encurtadores para você compreender o comportamento do seu público.

Entender o funcionamento do algoritmo do Facebook e essas técnicas auxiliarão a sua empresa a obter mais visibilidade em suas publicações organicamente. Assim, os investimentos em links patrocinados serão para otimizar a exibição e não para gerá-las.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

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