Marketing Digital

Neuromarketing: qual é o seu impacto no comportamento do consumidor?

No mercado atual, em que a disputa pela atenção e preferência do público é cada vez mais acirrada, adotar estratégias que façam diferença no processo de escolha do seu público-alvo é fundamental para os resultados de uma empresa.

Dentre os elementos que vêm ganhando destaque dentro do marketing digital e das estratégias de branding, o neuromarketing, certamente, é um dos grandes pontos fortes tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas.

Ainda assim, por ser uma estratégia recente e que, para muitos, pode parecer complicada e técnica, esse tipo de enfoque de marketing exige maiores esclarecimentos e estudos para ser aplicada de forma eficiente.

Então, para facilitar a compreensão do que é neuromarketing e qual é o seu impacto no comportamento do consumidor, listamos abaixo alguns elementos importantes que demonstram como utilizá-lo em seu negócio. Confira!

Entendendo o que é neuromarketing

Primeiramente, é importante entender o que significa o termo neuromarketing e a que ele se refere. Quando tratamos de neuromarketing, estamos falando da ciência moderna do estudo do cérebro, utilizada na medição e mensuração do impacto do marketing sobre os consumidores.

Muitos especialistas acreditam que esse estudo é o futuro da compreensão do comportamento do consumidor e da própria inteligência de mercado, especialmente para aqueles que buscam maior impacto junto a seus clientes.

Afinal, quanto mais você conhece o seu cliente e entende as suas necessidades e anseios, melhores serão as suas estratégias de marketing — e, com isso, seus custos serão reduzidos, aumentando a qualidade e eficiência da sua publicidade.

É preciso compreender que o mercado mudou. Hoje, o comportamento do consumidor deve, cada vez mais, ser levado em consideração e, justamente para isso, é interessante entender as aplicações do neuromarketing para o seu negócio.

Influências do neuromarketing no comportamento do cliente

De fato, é essencial compreender o impacto do marketing no comportamento do seu consumidor, mas essa importância é melhor compreendida quando analisamos exemplos mais concretos. Vejamos, então, algumas situações em que a compreensão do consumidor demonstra a sua influência:

Direcionamento do olhar

Muitas pessoas já conhecem a importância do direcionamento da atenção do consumidor para pontos de interesse dentro do conteúdo ou do produto, mas o estudo do impacto do marketing no consumidor vai mais a fundo nessa questão.

Estudos como este demonstram que, em anúncios voltados ao público adulto e com filhos, o uso de fotos de crianças ainda é um recurso muito poderoso, mas seu impacto é maior quando o bebê está posicionado de forma a direcionar seu olhar para o produto ou texto oferecido, se comparado a quando está olhando de frente.

Outro ponto interessante é que, em sites, blogs ou anúncios online, o uso de cores em contraste é mais eficaz para direcionar o fluxo visual do que setas ou outros elementos de direcionamento tradicionais, já que o cérebro procura por esses elementos de forma inconsciente.

Uso correto das cores

Já que falamos das cores, vale ressaltar a importância que elas exercem dentro de uma estratégia de marketing, pois evocam um grande leque de emoções e podem ser utilizadas para desenvolver certos sentimentos desejados pela empresa.

Além disso, o uso correto de uma cor ou conjunto de cores também é recomendado para empresas que desejam construir uma identidade visual facilmente reconhecível por seus clientes. É o caso de grandes empresas, como a Coca-Cola, que se tornam facilmente reconhecidas por suas cores características.

Segundo especialistas em neuromarketing, existem grupos de cor mais indicados para cada uma das emoções e para grupos ou áreas específicos, como o azul para plataformas profissionais e o laranja para lojas de moda.

Limite de escolhas possíveis

Contrariando o que foi tendência de mercado durante muito tempo, um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, concluiu que oferecer muitas opções para o consumidor pode ter o efeito de fazê-lo se sentir paralisado e acabar por não finalizar a compra.

Outro ponto importante é que, caso você ofereça uma grande gama de opções, o consumidor pode se confundir, ou mesmo optar por consumir de outro fornecedor ou empresa, impactando os seus resultados.

Por isso, é interessante limitar o número de escolhas que o cliente pode realizar ao mínimo necessário para atender a sua demanda. Assim, ele poderá focar exatamente naquilo que você deseja que ele compre.

Usos do neuromarketing em seu negócio

Agora que você já compreendeu o que é neuromarketing e alguns dos elementos em que ele está presente, é interessante entender onde esse tipo de estratégia pode ser utilizada no seu negócio. Confira, a seguir, alguns pontos em que o seu uso é interessante para empresas:

Branding

Um dos pontos mas importantes para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, é fazer com que suas marcas tenham aderência na mente do consumidor. Para isso, é possível usar o neuromarketing de forma a torná-las mais interessantes e reconhecíveis para o seu público-alvo.

Design de produto

Outro elemento interessante em que é possível aplicar essas estratégias diz respeito ao design de produto, seja ele físico ou digital. Assim, é possível compreender o que terá melhor impacto junto ao seu público, aumentando a sua aceitação e, também, as suas vendas.

Inovação

Entender o que o consumidor quer não é útil apenas para melhorar produtos ou serviços que já existem, mas também para desenvolver novos, com base no que o seu público deseja, e que ainda não estão sendo ofertados pela concorrência.

Entretenimento

Por fim, o neuromarketing não precisa ser restrito apenas a produtos, mas também pode fazer com que outras estratégias de divulgação — como vídeos ou animações — sejam mais eficientes, tenham maior impacto emocional e tragam mais visibilidade para seu negócio.

Existem diversas outras aplicações desse estudo das reações do público, de seus desejos e interesses, que vão desde a publicidade direcionada, a influência na tomada de decisão e a melhoria das experiências online e offline até a produção de conteúdo, o marketing digital e as estratégias de mercado.

Então, gostou de saber o que é neuromarketing e qual é o seu impacto no comportamento dos seus consumidores? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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