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Mobilidade Digital: entenda como ela afeta os seus negócios!

Mobilidade Digital: entenda como ela afeta os seus negócios!

 

Nos dias de hoje, nenhuma tecnologia tem crescido de forma tão exponencial quanto o Mobile. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, de 2016, o uso de telefone celular como principal dispositivo de acesso à internet já é uma realidade.

Cerca de 91% dos brasileiros fazem uso de smartphones para se conectar — pelo computador, esse número chega a 65%. Esse panorama não é exclusividade do Brasil.

Segundo o último estudo do Cisco Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast — que traz as projeções de crescimento mundial do tráfego de dados móveis —, em 2021, a população global terá mais celulares (5,5 bilhões) do que contas em banco (5,4 bilhões), água canalizada (5,3 bilhões) e telefones fixos (2,9 bilhões).

Se essa mudança afeta as relações entre pessoas e marcas, no mundo dos negócios não é diferente. A mobilidade digital já é realidade em muitas empresas e, muito além da facilidade de acessar e-mails entre uma reunião e outra, ela tem se mostrado um recurso indispensável.

Quando utilizada de maneira estratégica, a mobilidade é capaz de refletir diretamente nos resultados da sua empresa. Pensando nisso, separamos várias dicas de como os recursos dela podem contribuir de forma positiva para o seu negócio em diferentes esferas.

Confira o nosso post de hoje!

Performance de hardware

Cada vez mais os smartphones e tablets têm funcionado como um pequeno computador de bolso, com capacidades de processamento e armazenamento muitas vezes superiores às de notebooks e desktops.

Por isso, muito mais do que simples meios de comunicação, hoje os dispositivos móveis funcionam como verdadeiras ferramentas de trabalho, reunindo os principais softwares necessários para o bom desempenho da sua equipe.

Baixo investimento

Graças aos planos corporativos oferecidos pelas companhias telefônicas, a compra de dispositivos tem sido cada vez mais facilitada, com diferentes opções de pagamento e de pacotes de dados adequados à realidade da sua empresa.

A gratuidade para ligações entre linhas do mesmo plano, de roaming e de taxa de deslocamento também é um atrativo e tanto e diminui bastante o custo com telefonia.

Gerenciamento em tempo real

A mobilidade digital permite que os empreendedores acessem os dados de suas empresas e acompanharem a performance de suas equipes a todo momento, mesmo quando não estão fisicamente em seus escritórios.

Com isso, indicadores como metas, volume de vendas e desempenho dos funcionários podem ser atualizados e modificados mesmo quando não há um encontro presencial. Afinal, todos os softwares estão conectados à nuvem e permitem a análise e a inserção de novas informações.

Aumento da produtividade

Estar fora do escritório — seja por causa de reuniões, negociações com clientes ou qualquer outro motivo — não corta a comunicação dos funcionários com a empresa quando estes possuem um dispositivo móvel corporativo.

Além disso, os seus funcionários passam a ter a capacidade trabalhar de qualquer lugar, o que isenta a obrigatoriedade da presença no escritório para garantir a produtividade e garante que até mesmo o tempo de deslocamento seja convertido em resultados.

Integração da equipe

Quando estão conectados a todo o momento, seja pelos softwares da empresa ou por ferramentas de comunicação corporativa, os membros da equipe que estão no escritório e que estão em campo continuam a trabalhar como um time.

Assim, independentemente da localização, todos continuam compreendendo o cenário global e fornecendo subsídios uns aos outros na hora da tomada de decisões. Isso mantém as informações sempre atualizadas e otimiza o trabalho de todas as partes.

Facilidade no agendamento de reuniões

As agendas conturbadas de hoje fazem com que uma tarefa aparentemente simples — como sincronizar a disponibilidade de todos os membros necessários em uma reunião — seja uma das mais impossíveis de serem cumpridas no ambiente corporativo.

No entanto, com o uso de dispositivos móveis esse processo pode ser simplificado, pois a reunião pode ser realizada remotamente, sem que todos precisem estar no mesmo espaço. Isso contribui, inclusive, para que a pauta seja discutida de forma mais eficaz.

Substituição do atendimento via telefone

Essa previsão pode parecer exagerada à primeira vista, mas a verdade é que o telemarketing vem encolhendo de forma progressiva. De acordo com o estudo Global Contact Centre Benchmarking Report, de 2016, o atendimento via telefone caiu de 82% para 57%, enquanto o atendimento via redes sociais continua aumentando.

A previsão é que, ainda em 2017, o segundo ultrapasse o primeiro — o que reforça a necessidade do investimento em mobilidade digital. Isso acontece porque, mais do que nunca, os clientes demandam uma certa urgência de resposta e estão disponíveis em diferentes canais — como e-mail, plataformas de mensagens ou redes sociais.

Com a mobilidade, além da possibilidade de atender mais de um cliente de forma simultânea — caso a sua empresa tenha como suporte uma ferramenta de CRM —, você ainda tem o poder de transformar o atendimento ao cliente em algo ainda mais concreto, focando não apenas na solução de problemas, mas na manutenção do relacionamento.

Ganho de tempo

A principal vantagem da mobilidade digital é a otimização do tempo, uma vez que a distância física e a conectividade deixam de ser consideradas barreiras e não impedem o andamento do trabalho.

Essa otimização tem como consequência o retorno do investimento, pois contribui para o atingimento das metas, dos indicadores, para a satisfação dos funcionários e para o crescimento da empresa.

O futuro da mobilidade digital

Quando se trata de tecnologia, tudo pode mudar. Por isso, o segredo para quem quer sair na frente é acompanhar (sempre em busca de tendências), planejar (acompanhar e propor soluções de acordo com o desempenho do seu trabalho) e adaptar (escutar os funcionários e promover mudanças constantes com base no que eles têm a dizer).

Dessa maneira, você não só garante a motivação e o desempenho da sua equipe, mas também a competitividade do seu empreendimento em relação aos concorrentes.

Se você tem interesse em saber mais sobre o impacto da mobilidade digital, não deixe de ler o nosso artigo “Em um mundo cada vez mais conectado” e de acompanhar nossas outras publicações!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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