Marketing Digital

Micromomentos da jornada de compra: o que são e como usá-los a meu favor?

Se você trabalha com marketing digital, certamente já conhece a expressão “jornada de compra”. Afinal, esse é um dos principais termos das estratégias de inbound marketing e, por isso, faz parte do planejamento de aquisição, educação e conversão de leads em clientes.

No entanto, um novo termo vem ganhando espaço e importância dentro desse mercado: os micro-momentos da jornada de compra. A definição, considerada pelos especialistas como determinante para o sucesso das estratégias digitais, tem o potencial de mudar todo o planejamento do marketing digital e impactar fortemente o seu negócio.

Mas, afinal, o que são micromomentos e como eles se encaixam na jornada de compra? Explicamos o que significa esse novo conceito de interação do cliente com o mundo digital e também como você pode usá-lo a favor do seu negócio. Confira!

Entendendo o que são micromomentos da jornada de compra

Ao longo dos anos, o comportamento do consumidor mudou muito. Se, antes, as estratégias de marketing eram baseadas em grandes projetos e planejadas para interações que podiam durar muito tempo, hoje lidamos com os tais micromomentos, ou seja, pequenos momentos de intenção de tomada de decisão que ocorrem durante a jornada de compra.

Em um mercado onde 94% dos usuários de smartphones utilizam seus aparelhos para buscar informações durante a realização de outras tarefas e 80% dos brasileiros que possuem esse tipo de aparelho os utilizam para saber mais sobre produtos e serviços que desejam adquirir, as microinterações são cada vez mais importantes.

Essa importância dos micromomentos dentro da jornada de consumo se deve à expansão do acesso aos smartphones, que, segundo dados do Google Analytics, fez com que a internet ultrapassasse todos os outros tipos de mídia dentro dos hábitos de consumo do brasileiro.

Decidindo com quatro micromomentos 

Entender o conceito de micromomentos pode parecer um pouco complicado, já que ele é recente e, por vezes, se parece com algo muito etéreo e de difícil compreensão.

Para facilitar esse entendimento, a Google listou quatro momentos de decisão e os instantes em que eles podem ocorrer. Entenda:

Momento EU QUERO SABER

Nesse micromomento, o conceito mais importante está em satisfazer uma curiosidade ou dúvida que possuímos, no momento em que ela surge. Esse é um dos momentos mais comuns e enraizados na cultura daqueles que utilizam smartphones.

Afinal, hoje não se faz mais necessário buscar um dicionário ou enciclopédia para saber mais sobre algo, já que a informação está na ponta dos dedos, a qualquer momento e em qualquer lugar.

O grande impacto disso nas estratégias de marketing se dá — segundo a companhia de Mountain View — pelo fato de que mais de 60% dos usuários de smartphones utilizam o aparelho para obter mais informações a respeito de produtos ou serviços que viram em outras mídias.

Momento EU QUERO FAZER

O segundo micromomento listado pela Google consiste em fazer o que queremos, na hora e no local em que desejamos realizar uma tarefa, sem que seja necessário buscar informações complexas em outros lugares.

Hoje, as informações estão a um toque de distância e, nos momentos de necessidade – como consertar o carro, fazer um bolo de aniversário ou mesmo escolher a roupa mais adequada para uma festa -, as informações são facilmente encontradas.

Segundo dados da companhia, as pesquisas de “como fazer” no Youtube cresceram 72% entre janeiro e junho de 2015, o que demonstra que a busca de informações especializadas pode ser uma oportunidade de divulgação do seu produto ou serviço dentro da plataforma.

Momento EU QUERO COMPRAR

Talvez o momento da jornada de compra mais desejado pelas empresas, o micromomento do desejo de comprar é cada vez mais presente e mais rápido nos consumidores, em grande parte devido à facilidade de obtenção de informações e de compra por meios virtuais.

Seja para buscar um serviço em um momento de necessidade, seja para comprar um novo produto ou mesmo repor algo que quebrou de uma hora para a outra, esses momentos de compra se tornaram mais frequentes em decorrência do acesso às informações no meio virtual.

Segundo a Google, 79% dos consumidores do Brasil afirmam tomar decisões de compra mais rapidamente nos dias de hoje do que há alguns anos, já que têm mais informações a respeito dos produtos e serviços por meio das pesquisas on-line.

Momento EU QUERO IR

Esse micromomento dentro da jornada de compra consiste em buscar aquilo que se quer e também levá-lo aonde se quer ir, já que os smartphones oferecem ferramentas de localização eficientes e que permitem encontrar o destino com facilidade.

No período de janeiro a junho de 2014 e 2015, as pesquisas para a expressão “próximo de mim” cresceram 55%, estando diretamente relacionadas à busca de produtos e serviços que estão próximos do consumidor.

Esse momento é muito importante para empresas que oferecem serviços e produtos em ambiente fixo, já que a localização correta de seu endereço de atendimento pode ser o diferencial para a decisão de compra do cliente que estiver próximo de seu negócio.

Usando os micromomentos a favor da sua empresa

As grandes empresas do mercado digital — sendo a Google uma das maiores influências nessa nova forma de tomada de decisão de compra — têm apostado em alguns elementos para que os micromomentos sejam favoráveis ao seu negócio.

Confira alguns pontos para ficar atento e usá-los a seu favor:

  • a internet é a terceira maior fonte de informação para decisões de compra, ficando atrás apenas da família e dos amigos do consumidor. Isso significa que, cada vez mais, é importante que a sua empresa aposte em estratégias digitais direcionadas aos micromomentos para ter melhores resultados;
  • o acesso móvel à internet no Brasil cresce a passos largos, o que faz com que a adequação das estratégias da sua empresa para os dispositivos móveis seja essencial para aproveitar os novos momentos dentro da jornada de compra;
  • ainda segundo a Google, 65% das pessoas realizam pesquisas on-line, mas vão até as lojas físicas para realizar a compra, ou seja, é fundamental que a sua estratégia digital esteja aliada à sua estratégia física, caso a sua empresa venda ou preste serviços off-line.

Se você gostou de saber mais sobre os micromomentos da jornada de compra, assine a nossa newsletter para ficar sempre informado das novidades do mercado digital. Até a próxima!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

Deixar comentário.

Share This