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Inovação no Marketing: 5 tendências para sua empresa seguir!

Inovação no Marketing: 5 tendências para sua empresa seguir!

Quando pensamos na palavra “inovação”, logo vem na nossa mente a criação de algo futurístico que revolucionará alguma área do conhecimento. Assim como qualquer mudança no mundo corporativo, a inovação no marketing também tem que ser observada, e os empreendedores, capazes de identificar as principais tendências de mercado.

Mas afinal, por que é preciso ficar atento às tendências e quais são as principais inovações de marketing? Separamos 5 das principais inovações que podem ajudar seu negócio a atingir seus objetivos estratégicos de marketing. Vamos conferir?

A importância de se ficar atento à inovação no marketing

Antes de partirmos para as principais inovações, devemos entender a importância de as empresas se preocuparem em seguir as principais inovações de marketing.

Ter conhecimento das principais tendências de mercado ajuda a criar um planejamento mais eficiente e a traçar estratégias mais específicas para o seu negócio e, com isso, obter um melhor retorno de marketing (ROI).

Quem trabalha com marketing digital sabe que o cenário da profissão é bastante dinâmico, no qual estão sempre surgindo novas tendências, ferramentas e estratégias.

Portanto, ficar atento às inovações no marketing enquanto são tendências e implantá-las em sua empresa antes dos concorrentes pode fazer com que sua empresa esteja um passo à frente, principalmente se já é tendência fora do país e ainda não é amplamente difundida aqui no Brasil.

As 5 das principais inovações no marketing

1. Conteúdo Out of Home

Quando falamos de tendências no marketing, não podemos esquecer-nos do ambiente offline, o conteúdo Out of Home. O grande desafio do conteúdo Out of Home, também conhecido como “fora de casa”, é criar experiências reais no momento em que o cliente é abordado e, acima de tudo, de gerar valor no momento em que é consumido.

Apesar da aplicação do Out of Home ser bastante conhecida no meio publicitário, é uma estratégia que está passando por uma grande evolução, afinal, ninguém sai de casa para ver publicidade. A possibilidade de o consumidor receber a mensagem por meio de conteúdos estáticos (outdoors ou placas) está cada vez mais improvável.

A grande tendência é integrar essa estratégia com a tecnologia, e com isso criar os “conteúdos inteligentes”. Por meio do Smart Content, o conteúdo é personalizado de acordo com as características do usuário.

A produção desse tipo de conteúdo permite maior interação com o público. Podemos utilizar como exemplo a instalação de painéis digitais conectados à internet com reconhecimento facial, nos quais o conteúdo se otimiza automaticamente, de acordo com a interação com as pessoas.

Em termos práticos, investir em um conteúdo Out of Home como conteúdo inovador é uma excelente alternativa para promover um conteúdo que permite uma experiência real com o público e engajar as pessoas com a sua marca.

Um grande exemplo de uma campanha Out of Home bem-sucedida, por exemplo, foi apresentado em 2014 quando a Coca-Cola, para promover o lançamento da versão mini do refrigerante, espalhou quiosques em tamanhos minúsculos nas ruas de Berlim, no qual era possível comprar vários produtos em versão mini, como jornais, revistas, livros e Coca-Cola.

2. Conteúdo Interativo

Não é mais novidade para ninguém o sucesso do marketing de conteúdo, pois, todos os dias são postados conteúdos sobre os mais variados temas — sejam eles de fotos, textos, infográficos, vídeos, dentre outros — com a proposta de publicar o conteúdo certo para o cliente que está interessado em seu produto.

O principal desafio se tornou produzir conteúdos que sejam capazes de envolver ativamente o usuário, de uma forma que mantenha ele na página ou que volte a acessá-la.

O conteúdo interativo é uma grande tendência do marketing de conteúdo, pois, em vez de um post passivo, o visitante poderá interagir de maneira dinâmica com o conteúdo ali publicado, gerando engajamento entre o usuário e empresa e, além de atrair leads, as chances de conversão aumentam.

Podemos citar como exemplo de conteúdos interativos:

  • jogos;

  • pequisas;

  • vídeos interativos;

  • soluções de problemas (quizzes, enigmas, quebra-cabeças etc).

3. Realidade Virtual

A realidade virtual é uma das inovações mais populares do mercado na atualidade. É uma tecnologia que ainda está sendo aprimorada, porém, com o pouco que já pudemos experimentar podemos dizer que é uma das inovações mais aceitas pelo público.

Apesar de a principal aposta da VR ser no mundo dos games, as possibilidades de aplicação deste tipo de tecnologia são bastante amplas como: engenharia, educação, saúde e, no nosso caso, nos negócios.

Atualmente grandes marcas já demonstraram interesse na RV em campanhas de marketing, porém, são menos acessíveis para empresários com poucos recursos financeiros para investir em uma tecnologia relativamente cara. Mas, com os avanços que temos visto nos últimos tempos, já se é possível imaginar a RV como potencial nicho de exploração para a produção de conteúdos.

4. Inteligência Artificial

Certamente esta é a cereja do bolo. Não muito tempo atrás, cerca de 10 anos ou mais, a expressão “Inteligência Artificial” soava como algo bastante futurista, com robôs que possuem inteligência e personalidade própria.

Desde dos anos 50 há discussões em torno da Inteligência Artificial e o potencial das máquinas substituírem a necessidade da mão de obra humana para algumas ou várias atividades.

A premissa básica da IA é o conjunto de informações e técnicas de programação utilizadas em uma determinada base (ou central) de processamento que permite que “a máquina” resolva problemas de forma mais consciente possível quanto à inteligência humana.

Ao longo destas últimas décadas, os avanços nessa área são surpreendentes, tanto que a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia e nem percebemos. Podemos ver claramente em nossos smartphones, como a Siri da Apple; os games eletrônicos nos quais a narração chega muito próximo a uma pessoa real; ou até mesmo o uso do Google Tradutor que atingiu níveis de tradução quase humanos.

Neste momento você deve estar se perguntando: como a inteligência artificial se encaixa no marketing? A resposta é bastante simples:

Investimentos mais inteligentes

A IA vai muito além da coleta e processamento de informações para enriquecer a interação com os consumidores. Permite a criação de soluções por meio de análises que indicam com precisão em que é necessário realizar investimentos.

Otimização de resultados

Como o trabalho é automatizado, o tempo necessário para análise e realização de tarefas é menor. Além de significar maior produtividade, também representa menor recorrência de erros. Outro benefício é o acompanhamento das principais métricas das ações de marketing.

5. Automação de Marketing

Com a automatização das tarefas de forma eficiente, os profissionais terão mais tempo para trabalhar em outros projetos mais prioritários, não precisando se preocupar com tarefas simples que podem ser realizadas pela máquina.

A Automação de Marketing, integrada ao Big Data e à Inteligência Artificial permite que o computador seja capaz de realizar trabalhos técnicos, ou seja, aquelas atividades que não necessitam de capacidade analítica e poder de decisão.

Utilizar plataformas de automação de marketing proporciona que o time de marketing da empresa possa criar prioridades e executar tarefas de forma eficiente e organizada, por meio de tecnologias e softwares. A automação pode ser por meio de:

  • plataformas de e-mail marketing;

  • automatização da comunicação (utilizando a base CRM);

  • melhor utilização dos dados dos clientes;

  • plataformas que permitem a criação de conteúdos específicos para cada visitante;

  • utilização da estratégia de Data-driven para segmentar campanhas;

  • utilização de Smart Segments para segmentar o público de diversas maneiras.

Com a automação de marketing também é possível automatizar o atendimento. Com um mercado altamente competitivo, para uma empresa que busca responder imediatamente seus clientes, automatizar o atendimento pode ser a melhor saída.

Por fim, a cada dia surgem novas ideias e novas tecnologias que têm a principal função de facilitar a vida das pessoas. Essas inovações, se bem estudadas e bem planejadas, podem gerar ótimos resultados para as empresas.

Para quem trabalha com marketing, é importante ficar atento às principais tendências, pois aproveitar e implantar inovações em sua empresa pode fazê-la se destacar dos concorrentes, gerando assim, diferencial competitivo.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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