Inovação

Saiba como inovação e tecnologia podem fazer a sua empresa crescer

Inovação e tecnologia são alguns dos elementos que não podem faltar em qualquer empreendimento.

Toda empresa é criada com o objetivo de crescer e se tornar bem-sucedida, não é mesmo? Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não existe um segredo ou uma fórmula única para se obter o sucesso empresarial. No entanto, já sabemos que inovação e tecnologia são alguns dos elementos que não podem faltar em qualquer empreendimento.

É importante lembrar de que inúmeros fatores podem contribuir para o processo de crescimento de um negócio, mas, para que isso ocorra, é necessário um trabalho conjunto entre empreendedor, diretores, gerentes e gestores. Todos devem estar focados e com as estratégias alinhadas em busca de um crescimento ordenado e duradouro.

O post de hoje foi desenvolvido para abordar alguns dos fatores que mais contribuem com o mundo corporativo: a inovação e a tecnologia. Esses dois conceitos, quase sempre estudados em conjunto, são essenciais para qualquer negócio que almeja o sucesso. Ignorá-los tem se mostrado um grande erro.

Vamos partir da premissa de que a inovação envolve toda e qualquer solução que visa a satisfazer alguma necessidade empresarial ou corrigir alguma falha existente. Ou seja, não necessariamente envolve o uso de tecnologias, podendo até mesmo se apresentar como uma simples mudança de estratégia.

Preparamos este conteúdo repleto de informações relevantes especialmente para você que está em busca de maneiras de aprimorar o seu setor e proporcionar bons resultados para empresa, alcançando, assim, o reconhecimento profissional.

A partir de agora, você vai entender como a inovação e a tecnologia podem otimizar seus resultados e colocar sua empresa em lugar de destaque em um mercado cada vez mais concorrido.

Ficou curioso? Então prepare-se para aprender a utilizar e se beneficiar desses elementos em cada setor da empresa, tornando os processos internos mais ágeis e eficientes. Acompanhe!

Recursos Humanos

Não por acaso, começamos nossa exposição analisando as interferências da inovação e tecnologia no setor de RH. Tal setor exerce um papel fundamental para o desenvolvimento das organizações e, justamente por isso, deve estar integrado às mais modernas técnicas e ferramentas existentes no mercado.

O setor de Recursos Humanos (RH) aborda questões vitais relacionadas aos colaboradores da empresa, como, por exemplo, rentabilidade, reestruturação de trabalho, recrutamento, seleção, treinamento e questões trabalhistas.

Sendo assim, é possível afirmar que as soluções propostas pelos profissionais de RH são decisivas para o desenvolvimento empresarial, pois lidam diretamente com um dos bens mais preciosos que um negócio pode ter: as pessoas.

E, por desempenhar um papel tão importante, o setor precisa se manter alinhado às inovações e tecnologias como forma de se tornar mais eficaz e produtivo. Aliás, se você observar as grandes empresas da atualidade, como Google e Apple, verá bons exemplos de empreendimentos que fazem uma gestão de pessoas pautada em uma cultura inovadora.

Acompanhe alguns exemplos de como integrar o setor de Recursos Humanos à modernidade, alcançando resultados extremamente satisfatórios.

O uso de aplicativos e mídias sociais para o recrutamento de profissionais

Todos sabem que o primeiro passo a ser dado por uma empresa que deseja alcançar o sucesso é investir em inovação e tecnologia. Entretanto, poucos profissionais sabem como inovar e acabam não percebendo oportunidades simples, mas com resultados expressivos.

Dentro do setor de RH — que, como dito, lida diretamente com as pessoas — é preciso estar atento às novas maneiras de comunicação e interação existentes. Trazer isso para o universo corporativo é um método eficaz para aprimorar a comunicação e encontrar talentos no mercado.

O Facebook, por exemplo, tem sido uma grande ferramenta de comunicação em todo o mundo, utilizada principalmente por jovens. Grande parte desse público faz uso da rede para pesquisar e procurar empresas para trabalhar, o que a torna um espaço democrático e repleto de profissionais a serem recrutados.

O Facebook é considerado a maior rede social do mundo, fechando 2016 com 1,86 bilhões de usuários ativos.

Ou seja, estamos diante de uma grande teia de contatos em que é possível encontrar dados e informações úteis para o processo de seleção de colaboradores, principalmente para as empresas que desejam acessar essa mão de obra jovem.

Assim, é possível inovar por meio do desenvolvimento e utilização de aplicativos de Recursos Humanos para celulares e tablets, permitindo que os profissionais responsáveis pelo recrutamento tenham procedimentos mais dinâmicos e uma visão global acerca dos candidatos a uma vaga na empresa.

Sem se esquecer, é claro, que a presença do empreendimento nas redes sociais é importante para atrair os olhares de uma força de trabalho jovem, inovadora e repleta de talentos.

O emprego de softwares e plataformas online no setor de RH

Conforme dito anteriormente, a tecnologia é uma grande aliada das empresas e está cada vez mais presente no ambiente corporativo, independentemente do porte e setor de atuação. Como não poderia ser diferente, é possível observar o importante papel dos recursos tecnológicos para a gestão de pessoas no setor de RH .

Com o cotidiano corrido e repleto de responsabilidades, colaboradores desse setor têm a tecnologia como uma facilitadora do trabalho a ser desempenhado. O desenvolvimento de softwares e plataformas web torna o acompanhamento e a mensuração de resultados da equipe muito mais precisos e eficazes.

Essas ferramentas são responsáveis por fornecer dados em tempo real ao setor, melhorando a tomada de decisões, além de possibilitar o agendamento de entrevistas, análise de relatórios e controle do banco de horas de cada funcionário. Ou seja, traz muito mais segurança e rapidez para tarefas que antes demandavam um certo tempo.

Desse modo, abre-se um espaço considerável de tempo na agenda do gestor, que pode se dedicar a outras tarefas mais importantes, menos burocráticas e mais estratégicas para o crescimento da empresa.

Concluindo, a tecnologia não apenas resolve problemas pontuais nessa área, como contribui para o desenvolvimento do negócio como um todo. Seus benefícios vão se refletir em todos os funcionários e gestores, aumentando a produtividade de toda a empresa.

Inovação e tecnologia como fator de flexibilização da jornada de trabalho

A flexibilização da jornada de trabalho é outro grande exemplo de como a tecnologia pode contribuir com o cotidiano empresarial. Isso porque, em um mundo tão globalizado, novos formatos de trabalho são preponderantes em empresas que desejam acompanhar a modernidade.

É inegável que o formato de trabalho em home office tem se difundido pelo mundo todo, sendo uma das maiores vantagens proporcionadas pela tecnologia. Afinal, esse modelo traz alguns benefícios importantes, como o aumento da produtividade e motivação do profissional.

Além disso, com o uso de tecnologias como a videoconferência, a empresa tem muito a ganhar, pois tem um colaborador ativo e disponível, independentemente de onde estiver. Ou seja, ele pode desenvolver suas funções de maneira remota, sem qualquer prejuízo.

Logística

O setor de logística é um dos grandes pilares de sustentação de um negócio. Afinal, se os processos logísticos não são eficientes, todos os esforços e resultados dos demais setores não se concretizam.

Em tempos de alta concorrência, seja qual for o porte da empresa, investir em planejamento logístico é essencial para sua sobrevivência, posto que a disputa pela preferência do cliente exige a entrega de produtos e serviços de qualidade em tempo hábil e previamente acordado.

Com isso, a grande quantidade de informações e a busca constante por aumento de produtividade e redução de custos empresariais, fazem com que o uso da tecnologia aplicada ao setor de logística seja um grande diferencial competitivo das grandes empresas do mercado.

Veja agora alguns exemplos de como a inovação e tecnologia têm contribuído para avanços nesse setor.

Melhora a comunicação com parceiros

Todo negócio precisa firmar parcerias para desenvolver um bom trabalho. Atuar no mercado sem a ajuda ou o apoio de outra empresa é praticamente impossível, já que dificilmente um empreendimento tem tudo o que precisa para satisfazer seus clientes.

É extremamente importante ter um bom relacionamento com parceiros e colaboradores. Isso fará com que todos trabalhem em torno de um mesmo objetivo, por meio de uma comunicação rápida e eficiente.

Desse modo, o uso de softwares empresariais permite a integração entre os diversos empreendimentos envolvidos na cadeia produtiva, como transportadoras, fornecedores e terceirizadas. Além de proporcionar mais rapidez e satisfação ao cliente, favorece a criação de parcerias de sucesso, com chances de crescimento a todos os envolvidos.

Aperfeiçoa o relacionamento com clientes

Você já ouviu falar em CRM? A Gestão de Relacionamento com o Cliente fornece ao gestor um banco de dados precioso sobre seus clientes, permitindo que ele atue com o objetivo de satisfazer suas necessidades.

Essa é uma estratégia de negócio concretizada pela implantação de um software que integra o relacionamento com os clientes fiéis e em potencial. A partir de então, o cliente será o principal foco de abordagem da empresa, que antecipará suas necessidades. Portanto, trata-se de uma inovação importante que veio permitir que as empresas conheçam melhor seu público-alvo, encontrando a maneira correta de atraí-lo e convencê-lo a consumir seu produto ou serviço.

Vendas

Como gestor, você sabe que o setor de vendas é vital para a expansão do empreendimento. Todos os esforços e estratégias desenvolvidas visam a vender um produto ou serviço e, com isso, obter a receita necessária para arcar com os custos empresariais.

Mas, assim como comprar, o ato de vender é complexo e exige o uso de estratégias adequadas. Do mesmo modo que os setores anteriormente abordados, o uso da tecnologia pode otimizar esse processo, tornando-o mais eficaz.

É importante ressaltar que o consumidor moderno é mais exigente e seletivo. Isso demanda um esforço maior das empresas, que precisam se diferenciar para se destacar no mercado. Assim, não existe outra saída para superar esse desafio que não seja investir em tecnologia e inovação.

Veja, a seguir, alguns exemplos de como você poderá aproveitar alguns recursos tecnológicos a favor da área de vendas em sua empresa.

O poder das redes sociais no processo de venda

Se você parar para realizar uma breve pesquisa ao seu redor sobre a utilização das redes sociais, verá que praticamente todos acessam esses canais em algum momento do dia. Aliás, você sabia que o Brasil é o maior usuário de redes sociais na América Latina? Acredite: no país existem mais de 93 milhões de usuários!

Só por isso, você já pode imaginar o quão eficaz pode ser uma estratégia de vendas com foco nas redes sociais, não é mesmo? Empresas que têm apostado nesses novos meios estão cada vez mais próximas dos consumidores, experimentando ótimos resultados.

Estar presente no mundo virtual é essencial para qualquer empreendimento que pretenda expandir seu campo de atuação e atrair novos clientes. Afinal, em um só lugar, com um custo reduzido, é possível alcançar um número expressivo de consumidores em potencial. Pense nisso!

A tecnologia e a mensuração de resultados do setor de vendas

Tão importante quanto adotar uma estratégia de vendas eficiente, é monitorar e avaliar os resultados obtidos pelos profissionais envolvidos no processo. A tecnologia pode proporcionar isso de maneira rápida, segura e detalhada.

Os softwares de gestão são aplicativos cada vez mais completos, que tornam o cotidiano do gestor muito mais simples. Esses programas fornecem dados importantes para a mensuração de resultados e, com isso, facilitam a tomada de decisões.

Ou seja, você conseguirá acompanhar o desempenho de cada funcionário, bem como da estratégia aplicada. Caso perceba que algo não está sendo produtivo, terá mais segurança para mudar os planos, evitando uma série de riscos para o negócio.

A Intranet e a comunicação interna

Você já ouviu falar em intranet? De maneira bem simplificada, podemos defini-la como uma rede restrita a um número de usuários específico, geralmente aos funcionários de uma empresa. Assim, estamos falando de uma rede criada para uso exclusivo de um determinado empreendimento.

A intranet é bem semelhante à internet, no entanto, é de uso restrito de uma organização. Ou seja, somente computadores autorizados por essa empresa podem ter livre acesso ao seu conteúdo.

Essa ferramenta é uma importante aliada dos diretores no que diz respeito à comunicação interna da empresa, pois permite que todos os funcionários conversem, se informem e troquem informações. Para o setor de vendas, uma boa comunicação é decisivo para conquistar melhores resultados.

O CRM e o relacionamento com o cliente

O CRM (Costumer Relationship Management) é um programa de gestão de relacionamento com o cliente que facilita a interação entre os setores de marketing e vendas com os consumidores.

Nesse sistema, é possível cadastrar e acessar informações relevantes para o aperfeiçoamento das estratégias de vendas, como preferências, datas importantes, histórico de compras anteriores e diversos outros dados sobre os clientes, que podem ser usados para aumentar as vendas.

Você poderá, por exemplo, enviar e-mails em datas importantes, monitorar hábitos de compra e traçar estratégias mais personalizadas, de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Marketing

Inovação, tecnologia e marketing: a base de uma empresa bem-sucedida. As grandes empresas do universo corporativo, como Google e Facebook, demonstram que essa interação produtiva é de, fato, o futuro do marketing empresarial.

É inegável o fato de que a tecnologia revolucionou as estratégias de marketing nos últimos anos e percebe-se que estamos diante de uma forte tendência a evoluir ainda mais. Tudo isso exige dos profissionais da área muito mais do que criatividade: é preciso se manter antenado e se adaptar a essa nova realidade.

Aliás, é importante mencionar o surgimento de profissionais especializados em unir as estratégias de marketing aos recursos tecnológicos, atuando como um elo entre a área e o setor de TI. Ou seja, o novo padrão de mercado tem alterado o cotidiano da empresa, exigindo soluções inovadoras em todos os setores.

Produtos Freemium: uma inovação de marketing que tem dado certo

Os produtos Freemium têm sido uma estratégia inovadora e bastante eficiente para atrair o consumidor e convencê-lo a adquirir um item.

Ao disponibilizar um produto ou serviço para um teste gratuito, por tempo limitado, o cliente tem uma oportunidade única de estabelecer seu primeiro contato com o item, formando uma opinião e avaliando sua qualidade durante esse período. Após expiração do tempo experimental, são maiores as chances de que ele adquira a versão paga.

Isso tem surtido efeitos positivos, contribuindo para o aumento das vendas. É desenvolvida toda uma estratégia de marketing para mostrar ao consumidor como pode ser interessante fazer o teste do produto, além das vantagens em pagar para desfrutar de todas as funcionalidades disponíveis.

A tecnologia como estímulo às compras em lojas físicas

Não é novidade que o mercado virtual é uma forte tendência nos dias de hoje, mas as lojas físicas não foram abandonadas pelo setor de marketing. Ao contrário, a tecnologia tem contribuído para que haja uma integração entre esses ambientes, e o consumidor é o maior favorecido.

Se você ainda não sabia, é possível emitir avisos ao cliente quando ele entra na loja física, informando a localização e o preço de um produto que ele pesquisou na internet. Isso é concretizado por meio de dispositivos eletrônicos, como o ESC (Eletronic Shelf Labels) e o NFC (Near Field Communication).

A expansão do marketing digital e de conteúdo

Diante de tudo o que você leu até aqui, já é capaz de entender o quanto a internet é essencial para a otimização dos resultados de qualquer empreendimento. Na área de marketing, ela proporciona um espaço democrático e barato para atração da clientela.

É nesse cenário que o marketing digital tem se expandido e estabelecido novas estratégias para assegurar o sucesso da empresa no mundo online. O marketing de conteúdo se tornou uma valiosa ferramenta de atração e engajamento, envolvendo o cliente e fortalecendo a marca para gerar novas oportunidades de negócio.

Apostar no marketing de conteúdo é primordial para o crescimento empresarial, pois a publicidade tradicional não é mais suficiente para suprir todas as demandas do consumidor moderno. Ao solucionar suas dúvidas por meio de um conteúdo relevante, cria-se uma percepção positiva da marca e estabelece-se um elo de confiança.

Além disso, um bom conteúdo, além de influenciar o leitor a comprar o produto, é capaz de induzir seu compartilhamento com outras pessoas, aumentando o campo de atuação da empresa e gerando ainda mais engajamento. Afinal, as pessoas tendem a confiar em algo que conhecem ou que foi indicado por alguém conhecido.

Como você percebeu, o investimento em inovação e tecnologia pode ser o diferencial de seu negócio. Seja qual for o porte ou sua área de atuação, isso pode aumentar significativamente seus resultados e contribuir para um crescimento ordenado.

Bons exemplos não nos faltam. Ao longo deste post, você acompanhou diversos casos de sucesso e pôde aprender como aplicar cada uma dessas estratégias. O fato de ter lido até aqui já demonstra o quão inovador você é, pois está em busca de conhecimento extra para promover melhorias em toda a empresa!

Portanto, comece agora mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu e prepare-se para conduzir seu negócio a uma nova fase, pautada por soluções inovadoras que vão otimizar seus resultados e melhorar os processos internos da empresa.

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre inovação e tecnologia? Gostaria de compartilhar alguma experiência positiva conosco? Deixe seu comentário logo abaixo!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

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1 comentário

  • Acho legal este tema pois vai muito do que presencio na minha residência pois minha esposa trabalha num banco e sempre trabalhou nas dependências do própio banco e além do salário ganha por produtividade.
    Há um ano e meio o banco e os colaboradores da área dela chegaram a um consenso de fazer uma experiência de 3 meses de fazer o mesmo trabalho na residencia do colaborador
    O projeto deu tão certo que aumentou em 45% os resultados do departamento dela que o banco já levou a ideia para outros departamentos.
    E o mais legal que a qualidade de vida dela melhorou bem como seu rendimentos tudo fruto da tecnologia e mente aberta

    Abraços

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