Marketing Digital

Influenciadores digitais: por que utilizá-los em sua estratégia?

Sempre que uma estratégia de marketing é elaborada, um dos principais pontos é saber encontrar conexões com o público-alvo. Cada vez mais fica claro que mostrar campanhas para qualquer pessoa é uma atividade ultrapassada, tendo em vista as muitas possibilidades contemporâneas de segmentação. Neste contexto, onde entram os influenciadores digitais?

Eles são as novas estrelas do marketing. Se antigamente era preciso escolher entre uma das mídias padrões (impressa, rádio e televisão), atualmente as possibilidades são muitas e a internet tem unido milhares de pessoas em volta de influenciadores específicos.

Para entender melhor como funciona todo esse mercado, vamos entender o que é cada coisa e como todos esses fatores se relacionam.

O que são os influenciadores digitais?

Você já notou que diversos públicos, principalmente os mais jovens, seguem algumas tendências muito específicas — que podem ser perenes ou não? Pois é, muitas dessas tendências não surgem de forma espontânea. Elas são criadas e uma das principais fontes são os influenciadores.

Essas pessoas não precisam ser celebridades da televisão ou capas de revista. Algumas vezes, basta apenas uma câmera no quarto e muito conteúdo, como o caso do sucesso Whindersson Nunes, que é um dos youtubers mais bem pagos do mundo e um grande influenciador.

Esses influenciadores digitais têm uma relação muito próxima com o público. É natural que anúncios e campanhas surjam no cotidiano destes profissionais, porém, o público adquiriu uma imagem menos excludente, identificando esses patrocínios como parceiros para o funcionamento da criação de conteúdo.

E não pense que apenas exemplos gigantescos como Whindersson Nunes se aplicam. Alguns influenciadores podem estar em pequenas regiões e exercendo grande relevância na decisão das pessoas.

Os influenciadores não precisam trabalhar exatamente como youtubers ou atividades do tipo. Você já imaginou Rodrigo Faro como um influenciador? O apresentador aparece em segundo no ranking dos influenciadores, perdendo justamente para Whindersson. Nomes como Felipe Neto, Paolla Oliveira, Juliana Paes e muitos outros também estão no ranking.

E, em alguns casos, as pessoas nem sabem que são influenciadores. Para determinar isso, é preciso medir o alcance nas redes sociais, os níveis de autenticidade, humor, inteligência e ainda o nível de engajamento do público.

Quais as vantagens de contratar um influenciador?

Quando você escolhe contratar um influenciador digital deve levar em consideração algumas vantagens de utilizar esses serviços. O primeiro ponto é o de que o custo x benefício normalmente é superior aos métodos padrões de marketing. Os influenciadores não precisam de grandes equipes para estarem conectados com o público.

Outro ponto importante é ter a marca associada à figura do influenciador, algo que cria a sensação de proximidade entre público-alvo e marca, além da visão dos clientes, que passarão a enxergar todo esse relacionamento. A credibilidade é um ponto muito importante para a formação da imagem de uma marca.

É importante também levar em consideração que o influenciador já tem um tipo de conteúdo muito específico para a sua audiência, ou seja, você entrará em um sistema que já é sucesso, fazendo com que a chance de êxito seja grande.

Como encontrar e contratar influenciadores?

Mesmo que a audiência do influenciador seja grande e o público seja o ideal para sua campanha, ainda é preciso fazer algumas ponderações. O primeiro passo é entender que tipo de influenciador a marca gostaria de ter associação. Já pensou se contratar um influenciador e isso gerar uma imagem negativa para a campanha e para a marca em si? É preciso ter muito cuidado.

Mesmo não fazendo parte da empresa, o influenciador passará a ter um contato direto com os produtos e também deve zelar pela imagem da marca.

Para encontrar o influenciador ideal, não existe um modelo único. É preciso realizar muitas pesquisas, identificando quais são os principais do mercado, quais suas características e quais seriam ideais para as campanhas.

Após isso, basta entrar em contato com a agência que cuida da carreira do influenciador (ou até mesmo diretamente com ele) e solicitar um mídia kit. Com os dados que normalmente estão disponíveis nestes arquivos, como números e frequências, é possível definir um orçamento e até mesmo enxergar se a parceria é viável e apresentará segurança para a marca.

Escolhi o influenciador: e agora?

Como cliente, você deve fazer algumas exigências e passar a acompanhar o desempenho do influenciador. O primeiro passo é deixar muito claro que serão necessários relatórios para medir o sucesso das campanhas.

Deixe claro para o influenciador quais são seus objetivos e tente negociar um contrato de metas, fazendo com que o resultado seja justo para ambos os lados.

Com essas diretrizes bem definidas, também é importante monitorar o conteúdo que será relacionado ao seu produto. Tente coordenar ao máximo essa situação, porém, tome cuidado para não bloquear a criatividade ou naturalidade do influenciador. Esse trabalho deve ser feito em conjunto.

Deixar o influenciador confortável e fazer com que os anúncios apareçam da forma mais natural possível é uma ótima tática para que os clientes não criem resistência ou até mesmo tragam aquela associação negativa de publicidade como, por exemplo, os espectadores que baixam o volume da televisão durante os comerciais. Evite entrar nesse sistema engessado. Tente inovar a entreter o público do seu influenciador durante as ações.

Avaliação e testes

Depois de definir os objetivos e iniciar os testes, é preciso saber fazer uma boa avaliação dos influenciadores digitais. Esse tipo de vínculo promocional já é comprovadamente efetivo e apresenta um ROI (conversão em relação ao valor investido) alto.

Antes de definir um investimento maior, tente fazer algumas campanhas com diferentes influenciadores e escolha aqueles que apresentem melhores resultados e também boas condições de negociação e flexibilização para as ações.

Se o seu segmento ainda não tem muitos exemplos de atuações com influenciadores, não perca tempo e tente inovar. Alguns exemplos, como o jornalista Fabiano Baldasso, no Rio Grande do Sul, podem servir como case para a aplicação de novas formas de divulgação.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

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