Marketing Digital

Futuro do Marketing: o que minha empresa deve saber?

Trabalhar com marketing é saber planejar com antecedência os passos a serem dados por sua marca ou empresa, já que entender o cenário atual e também compreender as possibilidades para cenários futuros é fundamental para definir estratégias de longo prazo.

Por isso, o bom profissional sempre está atento para compreender o futuro do marketing, seja para adotar novas tecnologias de forma vanguardista, seja para adaptar-se às demandas que surgem de forma cada vez mais veloz.

Se você deseja se manter atualizado e entender os elementos que prometem tornar o marketing do futuro ainda mais dinâmico, é legal conhecer alguns deles. Listamos aquilo que sua empresa precisa saber sobre o futuro do marketing. Confira!

Tendências para o futuro do marketing

Todo profissional de marketing sabe que, por mais que existam elementos que se mantêm pertinentes ao longo dos anos, o cenário do mercado é bastante variável e vive de constantes mudanças, que trazem novas ferramentas, tecnologias e tendências para serem exploradas.

Como a tecnologia é um dos elementos mais incertos e variáveis dessa equação, é importante entender quais são os fatores que têm potencial de mudar a forma como desenvolvemos as estratégias de marketing e, também, as interações entre o cliente e a marca.

Segundo Jeff Beer, em um artigo recente na Fast Company, existem diversas tendências de marketing que devemos compreender para nos prepararmos para o futuro do marketing. Listamos algumas delas abaixo:

Aumento da complexidade na decisão de compra

Os consumidores estão cada vez mais atentos e conectados e, para o futuro do marketing, a tendência é que isso se torne ainda mais comum e frequente, já que eles têm usado mídias diversas para tomar decisões de compra.

Isso também faz com que as antigas classificações e categorizações dos clientes passem a fazer menos sentido. Categorias como “baixo ou alto poder aquisitivo”, “ativos”, “on-line”, dentre outras, começam a não fazer sentido em um mercado no qual as pessoas valorizam mais suas decisões do que classificações propriamente ditas.

Além disso, as compras tendem a ser realizadas cada vez mais por meio do cross device, ou seja, por meio de dispositivos diversos, aumentando a complexidade no direcionamento de anúncios e outras estratégias de marketing.

Prevalência do Big Data

O volume de dados produzidos por dia é cada vez maior, sendo que estudo da IBM demonstra que, nos últimos dois anos, foi gerado um volume de informações maior do que todo o volume da história da humanidade até então.

Geramos dados todos os dias e a todo momento, por meio de reações em redes sociais, documentos de trabalho, deslocamentos pelo GPS, comportamentos em sistemas on-line e, até mesmo, as informações de nossas compras e consumo.

Segundo especialistas em bancos de dados, o Big Data é considerado o novo petróleo, ou seja, o controle e estudo das informações dos clientes é um elemento crucial para os resultados de seu negócio.

Importância da experiência do usuário

Outro conceito que ganhou espaço no vocabulário de qualquer empresa ou profissional de marketing, a experiência do usuário é um dos fatores decisivos para o futuro do marketing, já que seu impacto nos resultados é imenso.

Segundo informações da Google, em material recente sobre o futuro do marketing, o impacto na conversão pela demora no carregamento de uma página chega a 20% para cada segundo de atraso nesse processo.

As demandas do mundo digital são cada vez mais urgentes e imediatas e, por isso, facilitar e melhorar a experiência do usuário, seja oferecendo opções mais concisas, seja por meio de páginas que carregam mais rápido, tende a ser parte do marketing dos próximos anos.

Personalização do atendimento e do produto

Com as facilidades que as tecnologias modernas oferecem para as empresas e, também, pelo enorme fluxo de dados e de informações obtidas a cada dia, uma das tendências do mercado é oferecer produtos e serviços personalizados.

Diversas indústrias já apostam na personalização como forma de se diferenciarem da concorrência, como o mercado têxtil, de acessórios, de alimentação e de conteúdo, sendo que cada vez mais setores e empresas devem migrar para esse caminho.

Por isso, é interessante pensar as interações, produtos e ofertas de serviço de forma mais organizada e individualizada, visando a atender melhor o cliente e manter sua satisfação e fidelização.

Utilização de chatbots

Se você utiliza alguma rede social no seu dia a dia, certamente já se deparou, em um momento ou outro, com os chamados “chatbots“, que são considerados pelos especialistas um dos pilares do futuro do marketing digital.

Os “robôs de conversa”, em uma tradução literal, são ferramentas programadas para oferecer atendimento automatizado a clientes de empresas, marcas, eventos, dentre outros, de forma mais orgânica e informal, o que facilita e aumenta a interação com o público.

Com o crescimento da oferta de soluções de chatbots e os avanços da inteligência artificial, essa tendência tem grandes chances de se consolidar como uma ferramenta extremamente útil para escalar os índices de atendimento e, de quebra, aumentar a captação de dados dos leads.

Aprimoramento do machine learning

Quando falamos das soluções em inteligência artificial, também falamos de machine learning, ou aprendizado da máquina, que nada mais é do que a criação de algoritmos que permitem às máquinas aprender processos e desenvolver métodos de automação.

Por mais que os computadores ainda não disponham de inteligência comparável à humana, sua velocidade de raciocínio e processamento de dados é muito maior do que a de qualquer ser humano.

Isso significa que, aliando a velocidade computacional das máquinas aos elementos da análise humana, será possível obter conclusões mais concretas e efetivas sobre as estratégias de mercado.

Presença cada vez maior do mobile

Esse é o elemento que mais dá sinais de como o marketing digital será no futuro, já que, hoje, grande parte do tráfego em sites e redes sociais já provém dos dispositivos móveis.

No entanto, para os próximos anos, a tendência é que esse tráfego aumente ainda mais, já que o número de smartphones conectados à internet cresce a cada dia, sendo fundamental adequar as estratégias de marketing para esse tipo de usuário.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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