Marketing Digital

Estratégias de marketing: 6 vantagens de usar a expertise de uma agência

Agência de marketing, para quê? Muitas empresas pensam que não é necessário investir em uma para cuidar de suas campanhas e estratégias de marketing.

Uma agência, porém, é útil em todas as fases de suas campanhas:

  • ajuda no entendimento das principais metas empresariais;
  • traça as estratégias a serem utilizadas;
  • acompanha os resultados obtidos;
  • auxilia em modificações para as próximas campanhas.

Você ainda está em dúvida sobre todos as vantagens que ela pode trazer a sua empresa? No post de hoje, demonstraremos que ela pode auxiliá-lo a obter melhores resultados com investimentos menores.

Boa leitura!

1. Impacto na tomada de decisão

As empresas frequentemente devem escolher entre duas ou mais opções que parecem igualmente interessantes para suas ações de marketing. Como decidir? A maioria delas toma suas decisões a partir de conceitos subjetivos dos gerentes.

O principal problema disso está na falta de garantia de sucesso. É impossível saber se a opção escolhida é a melhor. Por isso, esse tipo de decisão deve ser minimizada. Em vez disso, é necessário entender melhor o seu negócio e seus objetivos. Quais são as opções que podem auxiliar melhor suas metas? 

Porém, chegar às conclusões não é algo tão simples. Por vezes é necessário fazer pesquisas, avaliar dados disponíveis e procurar informações de mercado. Por isso, uma agência de marketing pode ser útil.

Com ela, em vez da empresa decidir emocionalmente ou ser enganada por soluções que não são úteis, você pode contar com pessoas para auxiliar sua equipe a tomar as principais decisões.

Isso, entretanto, não significa que as agências tomam todas as decisões unilateralmente. Ao contrário, são pessoas que levam informações relevantes e objetivas para que a própria empresa decida, a partir de dados e pesquisas. Esqueça as emoções e a insegurança!

2. Otimização da performance de vendas

Seria interessante conhecer formas de melhorar o desempenho de vendas da sua empresa, não é mesmo? As agências trabalham para ajudá-lo a otimizar suas vendas.

Existem diversas ferramentas capazes de gerenciar campanhas e facilitar a vida dos vendedores. As agências possuem expertise para sugerir e implementá-las. Dessa maneira, sua equipe pode trabalhar apenas com os contatos mais maduros para vendas. Isso aumenta a eficácia dos vendedores!

Uma forma de otimizar as vendas é selecionar melhor seus contatos. Em vez de a equipe entrar em contato com todos os interessados indiscriminadamente, as ferramentas selecionam aqueles que possuem interesse e o perfil desejado pela empresa.

Além disso, as agências verificam os canais ignorados pelas empresas e que poderiam render bons resultados. Em contrapartida, buscam por outros, em que a empresa tem investido muito e não tem tido resposta satisfatória.

3. Foco em resultado

Uma das principais dificuldades das empresas está no foco de suas campanhas. Quando estão presentes na internet, são facilmente distraídas por números que não colaboram no cumprimento das metas, como métricas de vaidade.

Números de compartilhamentos, curtidas e comentários são interessantes. Entretanto, eles não estão ligados diretamente ao aumento nas vendas e à retenção dos clientes. 

As agências são úteis para manter o foco da empresa, desde o início, naquilo que interessa. Para isso, elas escolhem as melhores estratégias para atingir esse objetivo.

4. Planejamento de ação

Para que o foco esteja realmente nos resultados, é essencial que a empresa planeje suas ações com cuidado. Antes de tudo, deve-se entender qual é o real resultado que a empresa deseja atingir. 

As empresas decidem se desejam focar em branding ou em conversões. No primeiro caso, as instituições pretendem que eles ou seus produtos sejam mais conhecidos do público, além de mostrar os principais valores empresariais.

As conversões, por outro lado, estão ligadas ao aumento de vendas ou aquisição de leads. Entretanto, o tipo de métrica pode modificar, de acordo com a atuação da empresa no mercado.

As agências auxiliam no entendimento correto de quais ações devem ser tomadas para cada tipo de meta, dependendo do ramo e das características empresariais. Assim, cada atitude tomada tem como foco os resultados, e não as distrações.

5. Melhora no ROI

Como consequência da elaboração eficaz do projeto, entendendo quais são as metas e os resultados a serem obtidos, o retorno é inevitável. 

Mesmo empresas que já possuem bons números são beneficiadas com as agências. Elas otimizam suas campanhas para que o gasto seja menor para conseguir uma venda. Sendo assim, o Retorno sobre o Investimento (ROI) é maior.

Muitas instituições entendem que poderiam conseguir melhores resultados com suas estratégias. Porém, mesmo verificando se há algum possível erro a ser corrigido, não conseguem melhorar o seu ROI.

O motivo para isso acontecer está na expertise dos profissionais da agência. Por já possuírem experiência no ramo de atuação, eles sabem quais estratégias tomar para que sua campanha tenha maior aceitação perante o público.

Além disso, eles têm informações técnicas sobre as principais plataformas de anúncio e outras ferramentas. Assim, conhecem configurações que vão trazer maior retorno com menor investimento.

6. Acompanhamento de resultados

Um grande problema das empresas está no acompanhamento das campanhas. Pelos meios digitais, é possível acompanhar em tempo real o andamento da estratégia.  Dessa maneira, os erros são rapidamente corrigidos. Porém, a área de marketing possui muito serviço e, normalmente, não consegue dedicar o tempo necessário para efetuar as mudanças.

As agências estão à disposição das empresas, verificando os erros e prontamente efetuando as mudanças capazes de render mais lucro para a empresa e diminuir os gastos. Além disso, acompanhar os resultados é importante para que as próximas campanhas sejam continuamente otimizadas, e os erros, corrigidos.

Embora muitas instituições julguem investir em agências um gasto desnecessário, elas rapidamente se pagam. Como as campanhas são otimizadas, você gasta menos para obter melhores resultados.

Além disso, todo o processo é guiado pela agência. Assim, a instituição caminha segura, sabendo que os melhores passos estão sendo tomados. A equipe de vendas se dedica apenas aos contatos mais próximos da compra e evita trabalhos desnecessários com contatos que não possuem interesse nos serviços ou perfil da empresa.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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