Marketing Digital

Estratégia de marketing digital para 2018: o que não deixar de fora?

A tecnologia e a internet já fazem parte das nossas vidas há algum tempo. Por isso, hoje, se uma marca não se comunica com seu cliente através do meio digital, tem grandes chances de perder os consumidores e a confiança deles. Vamos ver, abaixo, as tendências de 2018 que devem ser avaliadas com cuidado no momento de elaboração de um orçamento de marketing digital.

O que é o planejamento para marketing digital?

O planejamento de uma estratégia é a etapa em que você vai determinar quais são os objetivos que deseja alcançar com a campanha de marketing digital. É ele que oferece um norte para todas as ações que a sua empresa vai realizar na internet.

Um dos principais requisitos para ter um bom planejamento de marketing digital é conhecer o produto e o público-alvo. Você precisa adequar as estratégias de acordo com o que a empresa oferece e com o que o consumidor deseja ouvir.

O que é um planejamento eficiente?

Qualquer planejamento deve começar através de uma boa pesquisa. É ela que vai apontar os rumos que toda a comunicação terá. Você precisa organizá-la para saber o que perguntar nessa pesquisa, considerando os serviços da sua empresa e os concorrentes, a fim de descobrir o que seu público prefere.

Pesquise como seus concorrentes estão trabalhando nas redes sociais e na internet, em geral, e tente achar uma brecha — um diferencial do qual eles não dispõem  mas que você pode ter. Além disso, tome cuidado para não repetir o conteúdo deles.

Nesse momento você precisa também identificar seu público para usar a sua linguagem em suas postagens.

Depois da pesquisa, você vai começar a trabalhar no plano de ação. Aqui, são definidos quais canais você trabalhará na campanha, considerando os objetivos e a pesquisa feita anteriormente. Nessa etapa, você precisa criar um conteúdo relevante para seu consumidor. É aqui que a marca vai ou não se tornar um sucesso entre seus clientes e no meio digital.

Você pode usar alguns truques, como o SEO, que ajudam a aumentar as visitas ao site ou à página da sua empresa.

Nessa etapa, você montará um cronograma para definir frequência de postagens, de atualizações e como distribuir o conteúdo criado na internet de acordo com cada canal.

Por fim, depois de colocar o conteúdo on-line, você pode começar a monitorar seus resultados. Você pode descobrir coisas, como o número de visitas no site, a página com maior número de acesso, a origem de cada visita, a compra dos produtos oferecidos, a taxa de cadastros realizados e muitas outras informações.

Qual é a importância do planejamento?

O planejamento no marketing digital é de extrema importância porque é ele que estabelece quais serão as suas ações e o porquê. Ele quem define se sua campanha será um sucesso ou não.

Ele pode ajudar a evitar erros que saem bem caro, bem como identificar vantagens competitivas em relação aos concorrentes, forçando uma abordagem mais organizada e que prevê seus passos, o que ajuda a unir e comprometer a equipe em prol da campanha e esclarece os objetivos e as estratégias para todos.

O que priorizar no orçamento de marketing digital?

A cada ano, surgem novas tendências, e quem trabalha com o público precisa estar atualizado. Se sua empresa acabar ficando para trás, pode ser que seus consumidores percam o interesse nela e nos conteúdos que produz.

Por isso, vamos ver algumas tendências que auxiliam na captação de clientes e na melhora de relacionamento com eles.

1. Dê atenção à experiência do usuário

Para deixar uma marca no seu cliente, você precisa oferecer uma experiência diferente, que seja relevante pra ele. Para isso, é necessário conhecer as necessidades e os desejos do seu público.

Utilize recursos que fujam um pouco do tradicional e ofereçam algo mais dinâmico e rico em informações, mas lembre-se: tudo de acordo com o conteúdo que seu cliente deseja consumir.

Dentro da experiência do usuário, personalizar os anúncios ou a forma como você chega até ele é um item bem importante. Alguns consumidores já estão mais adeptos a disponibilizar seus dados de compras. Mas, o que isso quer dizer? Por exemplo, se você procurou uma promoção de tênis na internet, uma loja de sapatos pode chegar até você com mais facilidade se tiver acesso a essa informação.

Você pode usar alguns truques para conseguir as informações dos seus clientes, como oferecer promoções ou conteúdos fechados somente a quem disponibilizar alguns dados, como renda, local de trabalho, interesses, etc.

2. Use digital influencers

Encontre uma pessoa que se encaixe no seu público e que seja influenciadora de seus clientes. Essa pessoa precisa ter bastante seguidores, de preferência sem nenhum escândalo conhecido (para não manchar sua marca) e, principalmente, precisa saber conversar com seu consumidor.

Essa é uma boa tática porque, apesar de os consumidores saberem que a divulgação com um influenciador não é orgânica, ela parece muito mais real do que um comercial de TV ou um anúncio da própria empresa. E essa questão de passar algo mais real e pessoal está muito em alta ultimamente.

Como os seus clientes seguem esse influenciador, eles estão mais propensos a acreditar em uma dica de shampoo dele do que de um anúncio qualquer, por exemplo.

3. Estabeleça um marketing digital com foco em resultados

Uma outra tendência que está chegando para 2018 é o marketing digital com foco em resultados. Sua essência é a mesma, mas os resultados são diferentes. Enquanto o marketing digital, em si, tem em sua maioria o objetivo de gerar mais curtidas, compartilhamentos, engajamento e relacionamento com os clientes, o marketing com foco em resultados precisa saber o quanto isso realmente gerou em vendas.

Seu propósito é, então, converter o máximo de esforços e contatos através do meio digital em vendas — em lucro de verdade. Ele pode medir isso através do ROI, por exemplo.

Mas, não se engane: ele não veio para substituir o marketing digital atual, mas para preencher um espaço que estava em aberto, preocupando-se com quantas vendas estão acontecendo através da internet. Mas o marketing tradicional também é importante, já que o relacionamento positivo entre marca e cliente é um dos grandes motivos de uma compra.

Comece a fazer o planejamento da sua empresa para o ano que vem e não se esqueça de listar as estratégias e os objetivos. Além disso, inclua as dicas de tendências que vão ficar super populares em 2018.

Quando for fazer um orçamento de marketing digital, leve todos esses detalhes em consideração e tenha em mente seu público, com suas características, antes de tomar qualquer decisão. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe-as nas redes sociais.

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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