Marketing Digital

Desafios do conteúdo

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Por Camila Dantas, Equipe de Conteúdo

Este título diz muito para mim. Já começa pela verdadeira realidade do mercado que descobri quando terminei a faculdade de Jornalismo, afinal, eu era aquela estudante convicta de que mudaria o mundo com a informação. Saindo, vi que era muito mais que isso. Eu precisava, primeiramente, mudar o que eu pensava e queria da profissão.

Sempre me imaginei naquelas salas enormes da redação, virando a noite no plantão, enfrentando inclusive o perigo (sou apaixonada por jornalismo investigativo). E não foi exatamente o que “vivi” até agora.

Logo na faculdade, comecei a estagiar em uma agência de publicidade. Tudo era muito novo, não só pelo fato de ser um estágio, mas também por ser um universo na qual não estava me especializando. Logo de cara encarei um grande desafio: ser criativa. Tudo precisava de uma “sacadinha”, saca?

E com o tempo vieram muitos outros como peças publicitárias, conteúdo para sites, redes sociais, entre outras atividades que me deixavam distante dos grandes jornais, mas ao mesmo tempo me mostravam outros caminhos. Uma jornada de trabalho diferente do que eu imaginava e instigante como eu queria.

A cada dia, inúmeros conceitos, metodologias e termos surgem e, com eles, novos desafios para se gerar audiência, leads, enfim, para se alcançar os resultados esperados. E isso faz com que os profissionais de conteúdo se aprimorem cada vez mais, afinal, não basta apenas saber escrever. É preciso ter estratégia, saber se apropriar das ferramentas e canais disponíveis. É preciso ter “conteúdo” antes de se fazer um conteúdo.

Recentemente, assisti a um webinar sobre inbound marketing que tem tudo a ver com o post de hoje. A transmissão trazia os desafios de se conquistar o primeiro cliente de marketing digital, explicava como aplicar a metodologia e como capacitar a equipe para atender essa demanda. Muito se falou sobre a importância da geração de conteúdo, o quanto é necessário conhecer e entender o comportamento do seu público-alvo e, a partir da análise, traçar um planejamento do que será desenvolvido. Tudo para oferecer uma comunicação cada vez mais efetiva. É isso: vivemos de desafios e crescemos com eles.

Além disso, hoje vejo que realmente tenho um papel transformador nesse mundo. Comecei primeiro por mim, quando passei a entender que sou uma profissional de conteúdo, imparcial como toda boa jornalista, que tem aquela veia investigativa para cavar sempre novas possibilidades. O jornalismo nunca ficou de lado, afinal, tenho um compromisso com a verdade, independente do formato da informação. E o melhor: ainda tenho o privilégio de ver toda essa transformação causada pelo conteúdo quando o público-final recebe um material de qualidade que agrega em sua vida e o nosso cliente atinge seus objetivos. Ê sorte!

E por falar em resultados, que tal saber um pouco mais sobre Inbound Marketing? Então, fique ligado aqui no Medium que em breve tem post quentinho. Se preferir, marque um café e venha bater um papo com a gente! =)

Inté!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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