Design de Serviços

Como mudanças no design do site podem ajudar a aumentar as conversões?

Você já parou para pensar no quanto o design é importante para a conversão em seu site? Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas ainda não se preocupam com os efeitos do design na conversão dos leads dentro de um site.

No entanto, a análise de sites de grande sucesso, que apresentam altos níveis de conversão e baixas taxas de rejeição em suas páginas, nos leva a crer que existem alguns padrões em se tratando de design para internet. E isso facilita bastante quando queremos otimizar um layout ou projeto para conversão.

Neste post, explicamos como o design do site pode influenciar a usabilidade e a conversão e também damos algumas dicas para melhorar seu layout. Confira agora como as mudanças no design do site aumentam sua conversão!

A influência do design do site para a conversão

O design de um site é um dos elementos mais importantes para que o visitante sinta confiança durante a navegação. Além disso, está diretamente relacionado à habilidade deste de compreender as informações que você está dando a ele.

Quando um site tem seu design otimizado, é possível obter diversos resultados positivos, tais como melhoras no tráfego interno e externo, evolução nas vendas e na retenção de clientes e aumento da taxa de conversão e credibilidade do site como um todo.

Por outro lado, uma página que apresenta um layout ineficiente e sem atrativos tem o efeito contrário, podendo distrair o usuário, fazer com que ele tenha dificuldade de localizar o que está buscando e, caso esteja muito ruim, até mesmo desistir de seu site. Mas fique tranquilo: evitar esse tipo de situação é mais fácil do que parece.

A técnica do layout em F

Já que o layout tem um forte impacto na acessibilidade de seu site, uma das técnicas mais eficientes para fazer com que ele seja melhor aceito por usuários é o chamado layout em F, que se utiliza da forma mais tradicional de leitura para otimizar a qualidade de acesso e também sua conversão.

Também conhecido como padrão em F, essa técnica consiste na distribuição do conteúdo dentro da página de forma a se utilizar do fluxo de leitura e visualização do usuário para oferecer informações importantes. Tal distribuição vem no formato de um “F”, ou seja, dando enfoque no topo da tela e também no canto esquerdo, sendo especialmente utilizado em sites que utilizam o design em duas colunas.

Por que o layout em F é eficiente

Para compreender quais as vantagens do layout em F, é interessante entender qual o fluxo de leitura mais comum entre os usuários. Em geral, o padrão de leitura de um usuário é o seguinte:

  • a visitante começa sua leitura no topo esquerdo da página;

  • ele analisa o topo do site (navegação, pesquisa, menus etc.);

  • ele segue a leitura, lendo todo o conteúdo da próxima linha até a barra lateral;

  • o visitante entra em um “padrão” de leitura que se repete durante todo o acesso;

Como esse é o modelo mais comum para a leitura em páginas da web, utilizar o layout em F é uma ótima maneira de aproveitar o fluxo de visualização para dispor os conteúdos de forma que estejam claramente acessíveis para o usuário, aumentando a qualidade do acesso e a taxa de conversão.

Utilizando a CTA (Call to Action) para aumentar a conversão

Dentro do marketing digital, a Call to Action (CTA), ou chamada para a ação, é uma ferramenta indispensável para criar interação entre seu visitante e o conteúdo de seu site. Afinal, você precisa comunicar efetivamente e de maneira sutil caso deseje que seu público compartilhe um conteúdo, comente, baixe um material que você produziu ou se inscreva em sua lista de e-mails.

A função da CTA é exatamente informar ao seu visitante o que espera que ele faça ao visitar seu site. Por esse motivo, é fundamental que você utilize uma chamada fácil e direta, visando mantê-lo acompanhando seu conteúdo.

Segundo pesquisa recente, mais da metade dos visitantes de um site sai de uma página em 15 segundos ou menos, o que faz com que o posicionamento da CTA de forma eficiente seja extremamente importante para a obtenção de resultados.

Como usar a CTA dentro do layout em F

Você se lembra quando dissemos que o layout em F é baseado no padrão de leitura mais comum dentro dos conteúdos em um site? É possível usar esse método para dispor a CTA de forma mais inteligente e eficiente, ganhando a atenção de seu visitante nos primeiros segundos de utilização.

Uma ótima forma de explorar o potencial do padrão em F para aumentar a conversão com o uso da CTA é dispor da chamada para ação em pontos estratégicos, como no topo de sua página, no canto esquerdo do primeiro parágrafo e também ao longo do conteúdo.

Vale lembrar que toda otimização voltada a resultados deve levar em consideração a usabilidade do visitante — ou seja, não utilize formas intrusivas de dispor a CTA, já que isso gera baixo engajamento e pode render até mesmo penalizações para seu site.

Testes A/B para validar otimização do design do site

Por permitir que você verifique, de forma real, quais os impactos de uma otimização em seu site, o uso de testes A/B é excelente para obter feedback real de seus usuários, mensurando com base em dados e resultados a eficiência e impacto de uma alteração.

É possível utilizar os testes A/B de diversas formas diferentes, como no Google Adwords, redes sociais (como LinkedIn, Facebook e Twitter), e-mail marketing, landing pages e também nas páginas de seu site.

Isso significa que você pode usar diversas versões de uma página ou mesmo de um layout de seu site, trazendo tráfego de origens distintas, o que permite mensurar os resultados e analisar quais são as otimizações e detalhes que trazem melhor resultado.

O que você achou de compreender melhor o impacto do design do site em sua conversão? Para tornar seu site ainda mais eficiente e converter melhor, aproveite e baixe nosso guia para otimizar sites. É grátis!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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