Marketing Digital

Anúncios nas redes sociais: como ir além das plataformas tradicionais?

Hoje em dia, as redes sociais são os locais mais utilizados para fazer anúncios no meio digital. Claro que isso é devido ao grande retorno que elas trazem, além de gerarem um engajamento e um relacionamento mais próximo do seu público-alvo. Mas saiba que existem outros meios de anunciar com eficiência na internet além dos anúncios nas redes sociais. Quer saber quais são eles? Continue lendo o artigo! 

Anúncios no Spotify

O Spotify é um serviço streaming de música, podcast e vídeo. Ele ganhou muita popularidade nos últimos anos, principalmente por causa dos serviços de música, e hoje é utilizado em todo o mundo, todos os dias. Há algum tempo, o Spotify anunciou a criação das Playlists Patrocinadas e dos Branded Moments.

As playlists patrocinadas são um recurso muito interessante, porque você pode adequar o anúncio tanto com as músicas que contemplam a seleção, quanto com o tipo de público que normalmente a escuta. Os anúncios dos próprios artistas no Spotify são um grande exemplo. Quando estamos escutando uma playlist de axé, por exemplo, escutamos o anúncio de que a nova música da Ivete Sangalo já está disponível.

Já os Branded Moments são vídeos patrocinados que desbloqueiam 30 minutos de música sem interrupção para o ouvinte. Quem não utiliza a plataforma premium costuma não se importar em ter que ouvir um anúncio, já que ele poderá escutar suas músicas tranquilamente depois disso. Isso é bom tanto para o anunciante, quanto para o consumidor.

Outra maneira de ganhar divulgação com o Spotify é criando playlists que combinem com seus consumidores. Um caso interessante nesse aspecto é o do spin-off de Sex and the City. Foi criada uma playlist apenas com músicas dos anos 80, fazendo relação com a ambientação da série. Muitas pessoas escutaram e, segundo os dados divulgados, 66% dos usuários consumiram essa playlist. Outras séries também já foram adeptas desse recurso, como o sucesso Stranger Things.

Além disso, o Spotify oferece uma página especialmente para quem deseja anunciar na plataforma, inclusive com um guia com dicas para criar um anúncio eficiente.

Anúncios no Tinder

Um aplicativo de relacionamento que ajuda pessoas que combinam a se encontrarem. Esse é o Tinder. Mas você já olhou para essa plataforma e pensou que pode ser um local de anúncios eficientes? É, empresas como a Magazine Luiza e o filme Ex-Machina pensaram nisso.

No caso do filme, o pessoal de marketing criou uma conta no Tinder com um perfil para a robô de inteligência artificial chamada Ava. No aplicativo, a robô fazia perguntas aos pretendentes do tipo “Como é estar apaixonado?”, “O que faz de você um humano?”. Conforme as respostas, eram enviadas informações do filme e o link do Instagram, quando os usuários percebiam que se tratava de um anúncio.

No final, o usuário entendia a brincadeira e acabava sabendo tudo sobre a sinopse do filme.

Mas, por que utilizar o Tinder? Apesar dos usuários ali presentes não estarem muito abertos a anúncios naquele momento, se sua estratégia for bem criada, ela será um sucesso. Além disso, é só entrar, criar um perfil e começar a utilizar a rede para alavancar seu projeto sem gastar nada.

A única desvantagem do Tinder é que pode demorar um pouco para sua ideia ganhar visibilidade. Isso porque o processo é todo orgânico e você precisa engajar e conquistar as pessoas antes de mostrar que é uma propaganda.

Outro caso interessante do Tinder é o da Lu, do Magazine Luiza. No Dia dos Namorados, foi criado um perfil para ela no aplicativo e quem desse “match” com ela, ganharia descontos em produtos da loja. Então, em poucas horas, ela já tinha mais de 150 mil matches.

Anúncios no Pinterest

O Pinterest é uma plataforma que reúne imagens encontradas na internet, onde usuários as compartilham entre si. Dentro da rede, é possível criar pastas e guardar imagens daquilo que você gosta. Por exemplo, se está pensando em mudar a decoração da sua casa, é só criar uma pasta e começar a salvar todas as imagens que você gostar.

Mas por que o Pinterest é uma boa plataforma para anúncios? Porque desde 2011 a rede vem crescendo constantemente e tem um diferencial interessante: seus usuários costumam passar cerca de 15 minutos por dia na rede social – e isso é mais do que páginas como o Facebook

Como o Pinterest reúne imagens de outros sites, você pode adicionar um texto em um blog, uma matéria, foto, etc. e publicá-los no Pinterest. Assim, quando alguém clicar na foto através do site, será direcionado ao seu blog.

O Pinterest tem números interessantes que você pode considerar antes de criar o seu anúncio. Por exemplo, 80% dos usuários são mulheres e 21% já adquiriram algum produto através da plataforma, estando o valor em uma média de 179 dólares por usuário. Ele possui 350 mil usuários ativos no Brasil.

Um exemplo para anúncios no Pinterest é de vestidos de formatura. Por ser uma plataforma muito visual e com maioria predominante de mulheres, é normal encontrá-las procurando roupas ou looks através da rede. Então, se você vende vestidos sociais, pode publicar diversos modelos no seu blog e criar seu perfil no Pinterest, fazendo com que os usuários sejam direcionados para a sua página quando estiverem pesquisando por esses produtos. 

Anúncios no Waze

O Waze é um aplicativo de navegação que ajuda os usuários a fugirem de engarrafamentos. Ele oferece informações sobre trânsito, alternativas de rotas, entre outras funcionalidades. A ideia na hora de anunciar no Waze é inserir sua marca no trajeto e na rotina do cliente.

Nos anúncios do Waze você define o endereço da sua empresa, pode adicionar fotos e informações e o aplicativo avisa seu consumidor quando ele está por perto, além de deixar sua marca salva nas pesquisas. Esse tipo de anúncio é interessante para praticamente todos os segmentos, mas principalmente para aqueles de compras mais rápidas e que o usuário precisa pensar menos, como supermercados.

Algumas empresas usam o aplicativo para destacar promoções quando o consumidor está por perto. Segundo dados, o Waze é uma escolha tradicional, principalmente na relação com a indústria de carros e transportes, além do varejo e bens de consumo.

Anúncios em redes sociais: fugindo do tradicional

Na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa, pesquise por outras opções e por casos de sucesso em plataformas que fogem das redes sociais. Isso não quer dizer que você não deve anunciar lá se seu consumidor estiver presente. Entretanto, algumas alternativas como as citadas acima oferecem resultados surpreendentes e às vezes podem ser melhor segmentadas. 

Com essas dicas de anúncios nas redes sociais, você conseguirá potencializar os resultados e filtrar as melhores opções. Gostou? Então compartilhe nas redes sociais.

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

Deixar comentário.

Share This