Marketing Digital

Agência de Publicidade e Inovação Empresarial: entenda a relação!

A relação entre a agência e a sua empresa pode contribuir diretamente para a inovação empresarial

Muito mais do que tentar se adaptar às novas gerações, a inovação empresarial se mostra como um importante diferencial estratégico. Por estarmos em um mundo de constantes mudanças, onde a informação circula e se transforma a todo instante, inovar faz parte do pacote de qualquer empresa que queira se destacar perante os concorrentes e mostrar para o consumidor que ela está atenta às suas demandas.

Nesse processo, as maiores aliadas de sua empresa são as agências de publicidade, cujos ambientes são propícios e o tipo de trabalho favorece as entregas. Mas como a relação entre a agência e a sua empresa pode contribuir diretamente para a inovação empresarial?

Neste post, reunimos alguns fatores que podem te convencer a adotar essa parceria. Acompanhe!

Encontrando a agência adequada

Ao contrário do que muitos pensam, agências de publicidade não são (ou não deveriam ser) exclusividade de grandes empresas. É possível encontrar a agência ideal para o seu negócio, mesmo ele sendo pequeno ou médio, e garantir que essa agência ofereça soluções que correspondam à sua necessidade e à sua realidade.

Entre as tendências de mercado estão as agências de nicho, que trabalham apenas com um tipo de solução ou que oferecem serviços voltados para mercados menores, garantindo a personalização do negócio, e focadas em otimizar o lucro das empresas.

Aplicando o conceito de inovação

Quando uma agência pensa em inovação, ela está pensando em comunicação 360º, indo além da publicidade considerada tradicional. Isso significa que toda e qualquer mudança na comunicação de uma marca pode refletir na sua inovação e impactar o negócio de forma positiva.

A mudança de uma identidade visual, por exemplo, pode alterar não apenas a percepção dos consumidores em relação a uma marca, como mudar todo o seu posicionamento. A reforma de um ambiente, a utilização de novas cores, a conversa com influenciadores digitais, tudo isso pode acarretar em inovação.

Contando com profissionais multidisciplinares

Enquanto nos setores de marketing nos deparamos com profissionais mais especializados, que pensam de maneira estratégica mas com foco voltado para o seu segmento de mercado, a agência de publicidade oferece um outro aspecto de negócio.

Por ser composta por funcionários de diversas faixas etárias e que estão sempre estudando o comportamento do consumidor, ela está sempre em busca de novos insights, novos estudos de comportamento, tendências de designs e outros fatores indispensáveis para garantir uma boa entrega.

Além disso, os profissionais são capacitados nas mais diversas áreas, como planejamento, atendimento, métricas, design, mídia, redação, etc., oferecendo uma entrega muito mais completa, uma vez que os departamentos de marketing costumam lidar com equipes mais reduzidas.

Além disso, por trabalharem diariamente com contas de diversos segmentos, os funcionários de uma agência são munidos de uma bagagem cultural que faz toda a diferença na entrega de seus trabalhos.

Proporcionando um ambiente favorável

Uma notícia recente mostra que até mesmo empresas conhecidas pelo seu tradicionalismo, como a mineradora Gerdau, têm se espelhado em empresas modernas como a Google e optado por desenvolver ambientes mais descontraídos e leves, apostando no melhor desempenho de seus funcionários e, consequentemente, no crescimento do negócio.

Em parte, esse fenômeno é uma consequência do mindset da geração Y, que busca referenciais bem distintos das gerações anteriores, e valoriza certos benefícios no trabalho, que vão além da compensação salarial. Mas a verdade é que nada disso aconteceria se as empresas não estivessem atentas à inovação empresarial.

Por trabalharem e respirarem criação durante todos os dias, as agências oferecem diversos recursos que estimulam o trabalho e a criação, garantindo que as entregas sejam pautadas pela excelência, e que os resultados sejam atingidos. Isso faz com que a inovação caminhe lado a lado com o trabalho de um publicitário.

Buscando melhorias nos processos

O planejamento associado ao atendimento é responsável por criar prazos e acompanhamentos para cada escopo de projeto que é adquirido por uma agência de publicidade. E a ajuda de tais profissionais é essencial para o seu trabalho, uma vez que são eles que serão os responsáveis por adaptar as entregas que o seu negócio necessita.

Aliando criatividade ao desempenho

Não importa quão criativo um anúncio seja, seu objetivo é sempre o mesmo: aumentar a receita do cliente, sua visibilidade no mercado ou a fidelização de seus clientes. Por estarem em um ambiente que é cercado dessa inovação, a criatividade sempre estará relacionada ao resultado, e o lucro da sua empresa vai ser a prioridade na hora de desenvolver qualquer campanha ou solução.

Inovando sem perder a credibilidade

Mais do que inovar pela simples demanda de construir algo novo, uma boa agência de publicidade possui respaldo e bagagem para oferecer as melhores soluções adequadas ao seu negócio, respeitando inclusive o seu momento de inovação e reduzindo ou aumentando a estratégia de acordo com os resultados apresentados.

Acompanhando resultados

A comunicação que não leva em conta o objetivo de negócio pode ser considerada um desperdício de verba, pois no fim de uma campanha o mais importante é garantir que todo o budget pensado resultou em números positivos ou em insights futuros.

Inovar também implica em monitorar o impacto de todas as ações planejadas, entender o que está dando certo e propor novas melhorias de acordo com cada número ou indicativo. Uma boa agência sempre estará preparada para lhe oferecer essa solução, acompanhando em tempo real cada passo dado e fazendo com que o retorno do investimento seja atingido ou, ao menos, justificado pelas ações.

Uma vez que não é possível inovar sem entregar um trabalho que contenha a inteligência interna e os insights externos, a melhor estratégia é contar com uma agência de publicidade como uma parceira para o trabalho, mas que funcione em parceria com o marketing da sua empresa. Assim, você garante que todas as áreas que dizem respeito ao seu negócio estejam cobertas.

Se você ainda tem dúvidas sobre inovação empresarial e a necessidade de contratação de uma agência para o seu negócio, assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações em primeira mão. 

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Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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