Marketing Digital

Agência Digital ou Consultoria de Inovação: o que escolher para meu negócio?

É fato que, a cada dia que passa, fica ainda mais difícil se destacar no mercado, independentemente do segmento de atuação. As empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças do comportamento dos consumidores. E a efemeridade do mundo digital exige respostas rápidas. O preço certamente já deixou de ser um diferencial, e competir por esse aspecto é cada vez mais perigoso.

O gestor que se acomoda está fadado ao fracasso, e, muitas vezes, o conforto do sucesso atual é que embaça a visão dos desafios futuros. Mas não há como resistir à dinâmica do novo: ele acaba encontrando uma brecha para aparecer.

Diante dessa situação, muitas marcas já perceberam que é preciso mudar, criar uma presença digital estratégica e, sobretudo, modernizar a sua maneira de conquistar e se relacionar com clientes. No entanto, muitos empresários ainda não sabem por onde começar. Mas, afinal, qual a melhor opção para iniciar um projeto bem-sucedido: contratar uma agência de marketing digital ou uma Consultoria de Inovação?

Para responder a essa pergunta, mostramos a seguir os conceitos que cada trabalho apresenta e os principais benefícios em contratar cada um deles.

1. Como funciona uma Agência Digital?

Uma agência com foco no ambiente on-line reúne diversos profissionais capazes de planejar e executar estratégias extraordinárias, gerando resultados fantásticos para o negócio. É uma empresa com uma equipe totalmente multidisciplinar focada em gerar resultados efetivos na internet.

Cada setor é importante para dar vida a um projeto de marketing digital. Entre eles, nós temos o atendimento, que é responsável pelo contato direto com o cliente; o planejamento, que recebe as informações e planeja diversas estratégias; os profissionais de mídia; responsáveis pela criação de campanhas de publicidade na internet; e o pessoal que trabalha na criação das peças digitais.

1.1. Mas quais são os benefícios em contratar uma Agência Digital?

1.1.1. Ferramentas apropriadas

Uma agência especializada em marketing digital dispõe dos recursos necessários para colocar a mão na massa e aplicar as ações necessárias. Dessa forma, todas as ferramentas para realizar um trabalho impecável estão ao alcance de profissionais especializados.

Sabemos que esses instrumentos são essenciais para o sucesso das estratégias, especialmente no ambiente on-line. É preciso utilizar vários recursos para dar suporte às ações digitais. Por esse motivo, ter o apoio de uma agência é uma excelente escolha.

1.1.2. Expertise no mercado digital

Entre os principais benefícios em se tornar parceiro de uma Agência Digital está a expertise desses especialistas. Ou seja, são profissionais que já atuaram em vários segmentos e fizeram muitos testes. Afinal de contas, quando o assunto é marketing digital, não existe fórmula mágica. A experimentação é fundamental para o sucesso.

Sendo assim, o seu negócio estará nas mãos de especialistas que de fato sabem o que funciona e que conhecem bem as estratégias que já estão ultrapassadas. Com isso, eles podem sugerir as melhores táticas para impulsionar o seu negócio.

1.1.3. Tenha contato com um time exemplar

Uma das maiores preocupações de agências digitais é a contratação dos profissionais que integrarão o seu time. Além do compromisso com a realização de todos os projetos, as agências levam em consideração a qualidade desses profissionais.

Essa é uma garantia muito importante, pois o cliente terá a certeza de que o seu projeto será bem executado. Mesmo que um funcionário saia, a agência está preparada para realocar a sua equipe e fazer tudo com excelência, sem nunca prejudicar o seu cliente.

2. O que é uma Consultoria de Inovação?

Ao contratar uma consultoria, é de suma importância que a empresa consiga visualizar os melhores caminhos para alcançar os resultados que espera. No entanto, esse tipo de trabalho é baseado na orientação de um especialista, e não necessariamente na implementação das estratégias sugeridas.

O consultor fará um diagnóstico da situação atual da empresa para sugerir, posteriormente, algumas estratégias no planejamento. Desde informações mais conceituais até as mais técnicas, na consultoria é possível adquirir conhecimentos sobre marketing digital de maneira ampla e muito eficiente.

2.1. Mas quais são os principais benefícios que contratar uma Consultoria de Inovação oferece?

2.1.1. Ganho de independência e autonomia

O propósito educativo que a consultoria tem é muito interessante para que os empresários aprendam vários conceitos e técnicas de marketing digital. Desse modo, a aplicação das ações é de responsabilidade da empresa — e, consequentemente, ela terá mais liberdade e autonomia na execução dos projetos.

Sem dúvidas, criar essa independência é muito inspirador, mas é preciso ter cautela. Seguir o processo compartilhado pelo consultor é um ótimo caminho para colocar em prática tudo o que foi aprendido.

2.1.2. Menos erros e mais economia de dinheiro

Uma situação que acontece bastante entre as empresas é o desperdício de dinheiro quando elas decidem implementar ações de marketing digital por conta própria. Com a presença de um consultor, o risco de errar diminui muito. Afinal, um especialista já passou por uma série de erros e vai te ajudar a evitá-los no seu negócio.

Além disso, o passo a passo compartilhado pelo consultor garante que cada estratégia seja aplicada corretamente, de acordo com as suas instruções. É como ter uma espécie de mentor que ensina as principais táticas e acompanha o seu desempenho ao longo do caminho.

2.1.3. Aplicação de uma metodologia eficaz

A ausência de um método está entre os responsáveis pelo fracasso de muitas marcas no ambiente virtual. Por meio da consultoria, será possível conhecer e aprender uma metodologia para colocar o seu projeto em prática. Sabemos que criar um método requer tempo e muita dedicação. Para ajudar nisso, com a presença de um consultor, será mais fácil entender o melhor trajeto a seguir no alcance de resultados positivos.

3. Como são as agências digitais que oferecem consultorias aos clientes

Existem ainda as agências que disponibilizam a consultoria no seu leque de serviços. Mas como funcionam essas agências digitais que também oferecem consultoria aos clientes?

No mercado, há algumas agências que integram as duas frentes no seu escopo de serviços, o que é muito válido. Assim, os clientes têm acesso às orientações necessárias para a realização do seu projeto digital, mas com todo o suporte na realização dessas ações por especialistas na área.

Esse é o cenário ideal para criar uma estratégia on-line vencedora, afinal, além de ter acesso a dicas valiosas para impulsionar o negócio, o cliente tem uma equipe completa com todas as ferramentas indispensáveis para fazer acontecer. Dessa forma, as chances de alavancar o ROI são infinitamente maiores!

4. Qual o melhor momento para contratar uma agência que também preste consultoria?

4.1. Quando você não dispõe de um time especializado e completo

Ter uma equipe completa de especialistas das mais diferentes áreas do marketing digital custa muito caro. Esse é o primeiro ponto que leva à contratação de uma Agência Digital. A agência disponibiliza todos os profissionais que uma estratégia on-line requer para ter sucesso.

E o melhor: toda a administração dessa equipe fica por conta da agência, sem preocupações para o seu negócio. Com isso, é possível direcionar os seus esforços para outras demandas importantes da empresa.

4.2. Quando você não sabe por onde começar

Digamos que você tenha um time enxuto para executar as principais estratégias na internet. Mesmo assim, você pode não ter ideia do ponto de partida. Por isso, a presença de uma agência que ofereça a consultoria se faz necessária.

Se o seu negócio dispõe de mão de obra, mas não tem um especialista capaz de planejar e estabelecer as estratégias indispensáveis ao longo do caminho, é o momento de contratar uma agência que preste consultoria.

De nada adianta ter todo o aparato para a realização das táticas no ambiente digital se não existe um planejamento, um profissional com olhar estratégico para nortear todas as ações. O ato de planejar é crucial para obter sucesso na rede, pois é por meio dele que a empresa identificará os melhores atalhos para atingir os resultados esperados.

4.3. Quando você não tem tempo para executar as ações digitais necessárias

Mesmo que o seu negócio tenha um planejamento bem estruturado, é preciso ter foco e muito empenho na execução das ações digitais. Nada mais eficiente do que contar com especialistas de uma agência para que o seu projeto saia definitivamente do papel e traga bons frutos para o negócio.

4.4. Quando você precisa focar outras demandas

A falta de tempo está entre os principais fatores que afastam as empresas de uma presença digital de alta performance. Afinal, é preciso se dedicar periodicamente não só à aplicação, como à mensuração das táticas online. No entanto, muitas marcas têm receio de contratar apenas pessoas operacionais e acabar por perder o controle do projeto.

Quando uma agência oferece a consultoria, o seu negócio fica seguro de que o melhor está sendo realizado e, sobretudo, de acordo com a essência da marca. Porque de nada adianta ter apenas “fazedores” digitais sem nenhuma estratégia. Com as orientações de um consultor, a empresa vai entender o propósito de cada tática realizada, o que proporciona mais resultado.

4.5. Quando as suas estratégias digitais não trazem resultados positivos

É muito comum encontrar empresas que já se arriscaram a planejar e executar ações no universo digital. Entretanto, muitas delas ainda não conseguiram atingir os resultados esperados, e isso é muito frustrante para os profissionais de marketing.

Se esse é o caso da sua empresa, é melhor prestar atenção! Muitas vezes, o equívoco está em não conseguir avaliar constantemente o que deve ser replicado e o que precisa ser aprimorado. Na correria do dia a dia, muitos profissionais se preocupam somente em executar e se esquecem de mensurar, apenas percebendo que os clientes não chegam ou que as vendas caem consideravelmente dia após dia.

Fazer marketing digital requer mensuração de resultados frequente — e, se a equipe não tem tempo para fazer essa avaliação, terceirizar é uma oportunidade excelente. Invista na contratação de uma agência especializada e veja a performance das suas táticas de marketing digital aumentar.

4.6. Quando você não quer perder espaço no seu mercado

A multiplicidade de canais torna a comunicação digital muito dinâmica, e isso é um transtorno para várias empresas. A internet já faz parte da realidade das pessoas, isso não tem volta. Sendo assim, para as marcas que desejam permanecer no mercado e conquistar o seu público, é preciso se adaptar rapidamente.

Caso contrário, insistir na resistência à mudança pode custar muito caro, pois a tendência é que a inovação seja cada vez mais incorporada às marcas de sucesso. E quanto antes as empresas se moldarem para essa realidade e quanto mais inovarem, maior será a vantagem competitiva que elas terão sobre a concorrência.

Sem falar que garantir uma unidade na comunicação da marca em todos os canais da internet é muito complicado. Assim, uma agência especializada é a solução mais apropriada para criar e manter uma estratégia de marketing digital bem alicerçada.

5. O que levar em conta para contratar o parceiro ideal?

5.1. Identifique os objetivos do negócio

Inicialmente, o primeiro passo consiste em compreender quais são os principais objetivos do negócio com o marketing digital. Ou seja, entenda quais são os resultados que o seu negócio pretende alcançar se comunicando na internet. Somente depois disso será possível encontrar uma agência que esteja em sinergia com as metas da empresa.

Desse modo, será possível perceber quais lacunas devem ser preenchidas pelos serviços terceirizados. Com isso, um dos pré-requisitos na contratação de um parceiro serão as especialidades oferecidas pela agência, que devem ir ao encontro dos objetivos da empresa.

5.2. Conheça a reputação da agência

Uma agência especializada em marketing digital precisa ter consistência em sua presença on-line. Portanto, avalie a atuação da empresa nos principais canais digitais. Perceber o que outras pessoas dizem a respeito dela também revela muito sobre a reputação de uma marca.

O Reclame Aqui é uma excelente fonte para verificar a reputação das empresas. Pesquise se a marca que está em negociação com a sua empresa está presente entre as principais reclamações do site. Essa é uma forma de descobrir a verdadeira reputação dos prestadores de serviço e evitar dores de cabeça futuras.

5.3. Observe atentamente o portfólio da agência

Pesquisar pelos cases de sucesso já realizados é outro ponto que deve ser considerado no momento de contratar uma agência. Afinal, os resultados são a prova de que os serviços saíram do papel e transformaram a vida de muitos clientes.

Mais do que isso, em muitos casos, o próprio cliente enriquece uma história de sucesso contando a sua experiência com a agência. Isso é muito positivo para a marca, pois não é a empresa que está falando de si mesma, mas um cliente como você. Com certeza, ver o depoimento de uma empresa semelhante à sua faz toda a diferença no processo de decisão de compra.

5.4. Avalie a presença digital

É imprescindível estar bem representada nos canais virtuais quando estamos falando de uma Agência Digital. Por isso, avalie a velocidade de carregamento do site, a forma como as informações estão organizadas, ou seja, se é possível encontrar tudo que você procura com poucos cliques.

Além disso, é fundamental verificar o posicionamento da marca nas redes sociais, a forma como ela interage com o seu público e as postagens que são divulgadas. A estética de todos esses pontos de contato também deve ser levada em consideração.

A agência deve ser uma referência dos serviços que oferece, portanto, a sua presença digital precisa estar impecável. Afinal, você jamais vai confiar em uma empresa que se intitule como especialista no universo digital, mas tenha atuação fraca nesse meio.

5.5. Analise o conteúdo produzido pela agência

Outro fator muito importante para observar nesse período de análise das melhores opções disponíveis no mercado é a produção de conteúdo. Observe se a agência cria conteúdos que esclarecem dúvidas ou até mesmo se propõe novos conceitos e abordagens desconhecidas.

Afinal de contas, a agência precisa ser um anúncio de tendências e deve educar o seu público. Este é o propósito de um conteúdo memorável: ser relevante e entregue no momento ideal. Uma Agência Digital que se preze deve investir pesado em marketing de conteúdo.

Essa é uma estratégia muito válida no marketing digital, pois, às vezes, a riqueza da informação cria pobreza de atenção. Dessa maneira, somente por meio de um conteúdo qualificado será possível chamar a atenção das pessoas nos dias de hoje. Caso contrário, a marca será apenas mais uma em meio a uma multidão na internet.

5.6. Conheça os profissionais da agência

O LinkedIn é uma rede muito poderosa para fazer contatos profissionais e se relacionar com pessoas de vários segmentos. Aproveite a oportunidade para buscar o perfil dos profissionais da agência em negociação. Com essa tática, a sua empresa saberá com que tipo de especialista a empresa terceirizada conta, para fechar negócio com mais segurança.

5.7. Entenda qual o porte da empresa

De repente, uma agência enxuta é melhor para atender as suas demandas, ou uma estrutura maior é mais compatível com a sua empresa. Ou seja, é mais interessante ter um atendimento mais exclusivo ou uma distribuição de tarefas mais fluida e produtiva? Tudo depende da necessidade da sua empresa ao contratar os serviços.

5.8. Reflita sobre a localização da agência

Compreenda qual a melhor opção para atender a sua empresa. Reuniões via Skype são suficientes, ou o contato físico é essencial? Compreender como funciona o fluxo de trabalho da agência é crucial antes de iniciar uma parceria. Outro aspecto essencial é avaliar minuciosamente o contrato praticado pela empresa, para se esquivar de surpresas desagradáveis no futuro.

5.9. Valorize a qualidade sempre

O preço é um fator muito importante, no entanto, não é suficiente para determinar o quão competente uma agência é. Por isso, muitas vezes, a opção mais acessível nem sempre tem maior expertise. Afinal, quanto maior o investimento em qualidade, maior será a elevação do preço, pois é preciso cobrir toda a aplicação de recursos realizada para ter excelência nos serviços prestados.

5.10. Identifique a verba disponível para a contratação de uma agência

É importante destacar que investir em marketing digital, no mercado atual, é uma questão de sobrevivência. Além disso, se comparado ao marketing tradicional, o mundo on-line tem custos bem mais acessíveis.

Na internet, pequenas empresas competem com grandes marcas mesmo dispondo de recursos em proporções menores. Esse é o oceano azul que o universo virtual proporciona para as empresas. Portanto, defina qual a verba ideal para contratar uma Agência Digital antes de procurá-la.

As empresas precisam sempre ter criatividade para se reinventar e alcançar o seu público onde quer que ele esteja. A verdadeira transformação não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, mas quando adota novos comportamentos.

5.11. Observe se a agência tem certificações

Outro elemento importante na hora de consultar as possibilidades disponíveis para contratar uma agência é observar se ela tem certificações. Elas transmitem credibilidade e inspiram mais confiança. Se uma agência tem o selo da Google, por exemplo, a possibilidade de que seja de alto nível é enorme.

5.12. Procure depoimentos de clientes

Uma recomendação é muito preciosa e influencia bastante no momento de decidir a compra. Faça uma pesquisa com os atuais clientes e colete depoimentos sobre a experiência deles com a agência. Assim, será possível entender como a empresa pode se beneficiar com a contratação desse novo parceiro.

Procure também por comentários nas redes sociais, para enriquecer ainda mais a sua pesquisa. Lembre-se de que a maneira como a agência reage às críticas negativas também deve ser avaliada. Isso revela muito da sua essência e comportamento com os clientes.

O momento atual exige coragem para revisar paradigmas, questionar ideias e reinventar o modelo de fazer negócios. Sem dúvidas, o marketing digital é uma oportunidade extraordinária de se livrar de antigos conceitos e ir em direção ao futuro. Contudo, criar uma presença estratégica na internet requer técnica e não é para qualquer um. Por isso é tão importante contar com o apoio de uma Agência Digital com Consultoria de Inovação.

Por fim, não é só a forma como se entra no mundo on-line, mas também o modelo de negócio, os processos de trabalho e a operação como um todo. Por isso, além de reciclar matéria-prima, é preciso ir além e reciclar ideias, conceitos e paradigmas.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

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