Marketing Digital

Afinal, o que é brand experience? Entenda!

Com o mercado cada vez mais disputado, a necessidade de se diferenciar cresce a cada dia. Uma marca que não apresenta novidades e que não pensa em aumentar o envolvimento do público com seus ideais está fadada ao fracasso. Isso é o que podemos ver a partir de ações de grandes companhias.

No Brasil, várias marcas apostam em lojas conceito, proporcionando ambientes de aproximação com os clientes. Em São Paulo, na rua Oscar Freire, a Nike possui uma loja que explora efeitos visuais e sonoros, envolvendo o público com as características de seus produtos.

Em outro ponto da cidade, no shopping JK Iguatemi, a Mistral, uma das mais completas importadoras e distribuidoras de vinhos do país, apostou em cenografia, design interativo, animações e tecnologia para encantar os clientes.

A loja conta com mesas interativas que, em contato com uma garrafa de vinho, fazem a leitura e mostram informações sobre o produto. Todas essas ações têm o objetivo de aproximar o público e fazer com que a marca se destaque em um mercado cada dia mais cheio de opções disponíveis aos consumidores.

Tais estratégias recebem o nome de brand experience. Você sabe do que se trata?

Confira o post de hoje para descobrir o que é brand experience e como investir nisso. Boa leitura!

O que é brand experience?

Brand experience é o conjunto de sensações, sentimentos e experiências que os consumidores têm com uma marca. Desde uma consulta a uma compra, o potencial cliente testa a capacidade da empresa de atraí-lo e mostrar motivos que o levem a concluir um pedido.

Os exemplos aqui já citados mostram como marcas tradicionais investem nessas experiências, de modo que superam as expectativas e colhem frutos extraordinários.

Como implementar?

Os casos que usamos de exemplo podem criar uma ideia de que, para implementar o brand experience, é necessário um alto investimento. Calma, não é bem assim. Explorar as sensações dos consumidores pode começar no primeiro contato, em uma ligação telefônica ou em uma conversa nas redes sociais.

Uma ótima forma de explorar as sensações dos clientes é por meio da embalagem dos produtos. Quando um cliente recebe sua encomenda, o primeiro contato é com a caixa, certo?

Quando se investe em um bom visual, cria-se uma ansiedade e um desejo em conhecer o conteúdo — além de agregar mais valor aos produtos. Uma arte customizada e feita com capricho, por exemplo, atrai o público e gera mais confiança na compra.

É importante estar atento a todas as etapas de interação do cliente com a marca e potencializar cada experiência. No meio digital, ao entrar no site da empresa, os clientes têm acesso a várias informações da marca e podem imaginar como serão tratados durante a compra ou em uma eventual consulta de pós-venda.

Isso pode fazer a diferença na escolha de um produto de uma marca ou de outra.

Quais são as vantagens do brand experience?

Vamos agora mostrar as principais vantagens que esse conceito traz para uma marca. Confira!

Aumenta a confiabilidade

Se uma marca investe em marketing de conteúdo, por exemplo, disponibilizando um canal — como um blog — para que o público veja a aplicação dos produtos e as melhores recomendações, ela gera uma confiança maior. Afinal, isso mostra ao mercado e aos consumidores que aquela empresa é especialista no ramo.

Com isso, muitas pessoas que nunca utilizaram produtos de uma determinada marca podem inferir que ela representa uma compra segura. A Audi é um exemplo disso, pois, mesmo sem ter dirigido um carro da marca, a maioria das pessoas dizem se tratar de veículos de alta qualidade e segurança.

Proporciona eficiência na comunicação

Desde o planejamento da logomarca, uma empresa tem de se preocupar com a comunicação em todas as etapas do contato com o cliente. Afinal, é essencial fazer com que o público entenda o que o empreendimento oferece e quais problemas ele objetiva resolver.

A comunicação não deve ser restrita a conversas diretas. Campanha em redes sociais e até mesmo o design dos produtos são formas de comunicação da empresa com o público.

Fortalece a lealdade dos clientes

Uma marca que consegue transmitir seus valores ao público vende não só o produto, mas também algumas ideias, formas de agir e pensar. Esses sentimentos são eficazes no momento da compra e podem fidelizar o cliente. A Natura, por exemplo, utiliza a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade como valores e seus clientes se identificam com isso.

Além de criar negócios recorrentes com um mesmo cliente, a empresa cria defensores da marca. Seja no boca a boca ou nas redes sociais, os clientes fidelizados estarão lá, defendendo sua preferência e incentivando novos consumidores a viver a experiência que a marca proporciona.

Abarca as necessidades do cliente

Se você entendeu o que é brand experience, isso quer dizer que você enxergou a importância de focar suas ações nas necessidades do seu público-alvo. Afinal, não adianta criar um produto excepcional se ele não é útil para o seu consumidor e não resolve os problemas existentes.

É necessário investir para descobrir os problemas e as dores dos clientes. Só assim você poderá apresentar soluções interessantes e promover ações encantadoras.

Assegura a estabilidade

Mesmo marcas mundialmente conhecidas e reconhecidas pelo público passam por momentos instáveis. Grandes marcas do passado já nem existem mais ou diminuíram substancialmente sua participação no mercado.

No entanto, estratégias voltadas às experiências do público aumentam os períodos de estabilidade e criam possibilidades de mudar as estratégias ao longo do caminho.

Forma uma imagem de sucesso

Qual camisa tem maior qualidade? Uma que estampa a logo da Nike ou uma de marca desconhecida? Provavelmente você respondeu que a Nike tem maior qualidade, mesmo sem ver ou experimentar as camisas.

Isso se deve à imagem de sucesso que a marca possui. Para os negócios isso é muito importante, já que abre oportunidades para as marcas consolidadas, confiáveis e sólidas.

Quais exemplos de sucesso você deve considerar?

Agora que vimos o que é brand experience e o que esse conceito traz de benefícios para as empresas, vamos mostrar alguns casos de sucesso.

Apple

A empresa norte-americana é conhecida mundialmente. Uma maçã, símbolo da marca, é suficiente para saber que um produto foi fabricado por ela. A Apple mostra ao mundo a importância do acesso à informação, focando nas possibilidades que o conhecimento pode trazer se for de fácil acesso.

Ela trabalha com fortes campanhas para que estudantes do mundo inteiro possam pesquisar e estudar sobre tudo o que quiserem. Ou seja, ela mostra ao mundo um problema existente, as oportunidades e, claro, as soluções, por meio de seus aparelhos tecnológicos.

Zappos

A empresa do ramo de calçados é uma referência mundial em marketing digital — mais precisamente, nas redes sociais. O foco do marketing da marca é a internet. Postagens de clientes com produtos da marca, lançamentos e dicas fazem parte da estratégia.

A empresa utilizou esse meio para se aproximar do público e construir relações de confiança e honestidade. O objetivo em todas as vendas é surpreender e entregar não só o produto esperado, mas uma experiência muito além da expectativa.

A construção de uma marca e a solidificação dela no mercado englobam uma série de ações. É preciso investir na experiência do usuário em todas os contatos dele com a marca.

Agora que já sabe o que é brand experience, leia o nosso conteúdo sobre planejamento, experiência e o sucesso da sua marca! Até breve!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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