UX Design

A importância da integração UX e UI no seu projeto

Há alguns anos, não se discutia muito sobre o UI (interface do usuário) e o UX (experiência do usuário) e a sua finalidade — ao menos, não no Brasil.

Mas, com o decorrer do tempo e com a evolução dos meios tecnológicos e de planejamentos, o conceito de User Interface e de User Experience acabou ganhando um espaço precioso devido à sua importância nos projetos empresariais.

Então, caso queira saber mais sobre a integração de UX e UI e os benefícios para o aprimoramento da sua empresa, basta continuar a leitura!

A finalidade do User Interface e do User Experience

Antes de entender os outros tópicos sobre UX e UI, é sempre bom lembrar a finalidade de ambos, para conseguirmos contextualizar a sua relação e a importância para os seus projetos. Confira!

User Interface

Quando se fala de interface do usuário, a primeira coisa que vem à sua cabeça é o relacionamento entre softwares e usuários, o que está correto.

Mas, aprofundando o tema, o User Interface é uma forma de o usuário controlar e navegar pelos dispositivos ou locais, o que abrange não só o layout ou a estética, mas também a usabilidade, a disposição dos serviços, os menus, os catálogos, entre outras ferramentas.

Sabemos que um profissional de UI deve ser responsável pelo planejamento de UI design e precisa antecipar quais serão os recursos para atender a necessidade do seu público-alvo, tornando o meio no qual se dispõe os seus serviços mais fácil de interagir e mais acessível e, assim, criando uma boa experiência para os clientes.

Por exemplo, quando um cliente em potencial entra em uma loja ou em um site, ele deseja encontrar os serviços e produtos de forma organizada e identificável, com numerações e preços em ordem.

O contrário disso pode acarretar em uma má experiência para o cliente, o qual não vai querer visitar novamente aquele ambiente.

User Experience

De maneira simplista e prática, a User Experience é a forma como o público-alvo se sente ao estar em um ambiente, tanto presencialmente quanto digitalmente, de modo interligado, precisamente, aos seus sentimentos e emoções.

Por exemplo, quando uma loja apresenta uma estética bonita, as prateleiras são bem coloridas ou os sites têm um design bonito — e, em todos os casos, parecem ser lugares agradáveis — eles acabam por despertar emocionalmente o interesse dos clientes.

Por outro lado, entendemos que, quando o local não desperta bons sentimentos, é feio e desagradável, possivelmente será uma opção a menos para os consumidores, mesmo apresentando um bom trabalho.

A importância e a relação entre UX e UI

UI e UX estão totalmente relacionados, pois enquanto a User Interface busca tornar a acessibilidade agradável, rápida e fácil, a User Experience busca fazer com que o seu público-alvo se sinta feliz ao usar os seus serviços, criando uma experiência acessível e interessante. Tais características não podem faltar para o sucesso da sua empresa!

É sempre bom lembrar que uma boa usabilidade é primordial para que seus mecanismos cumpram com os seus objetivos, por isso a importância da integração de UX e UI.

Não importa qual seja a solução em disposição, um serviço, ou aplicativo, só será reconhecido se obtiver uma boa usabilidade, o que acaba impactando as suas vendas e a procura no mercado.

Sabendo disso, aproveite o seu conhecimento sobre os dois mecanismos!

Os benefícios da integração de UX e UI

Agora que você conhece um pouco mais sobre a relação entre a User Experience e a User Interface, cabe, então, apresentar alguns benefícios acarretados ao usar tais conceitos. Confira!

Redução de gastos

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo User Testing, uma empresa dos E.U.A especialista em usabilidade para web, a cada 1 dólar investido em User Experience, é possível ter o retorno desse investimento entre 2 a 100 dólares, a depender de como o dinheiro vai ser aplicado.

Logo, quando se investe em usabilidade, os gastos de recursos e tempo com problemas de suporte podem ser reduzidos, além do próprio custo do desenvolvimento, o qual tem chances de redução devido ao desempenho do projeto.  

Maior assertividade no projeto

Os métodos de UX e UI ajudam a criar um produto com maiores chances de ser o ideal desde o começo, pois ele é pensado já inicialmente para atender e ajustar-se aos potenciais consumidores.

Desde a sua elaboração, são feitos testes no projeto a fim de compreender as necessidades do consumidor, acabando por evitar gastos a mais, pois possibilitam a criação do item certo devido às considerações e às informações adequadas coletadas.

Fidelização do seu público-alvo

Levando uma vivência positiva para o público-alvo, a sua empresa pode ser mais bem avaliada por eles. Se você apresenta um site ou serviço em que as informações são fáceis de encontrar e os elementos presentes estão em harmonia, a experiência do usuário será boa.

Com um design responsivo e bastante inovador ou criativo, certamente o site será uma opção confiável para os consumidores, tendo mais credibilidade, pois é difícil confiar em páginas ou locais que se apresentam visualmente poluídos ou feios, não é mesmo?

Por isso, com o UX e o UI, você vai poder transmitir um serviço de confiança aos seus clientes e todo o conteúdo apresentado vai ser aceito com mais facilidade pelas pessoas que o seu negócio alcançar.

Capacitação para trabalhar tanto com UX quanto com UI

Muito profissionais somente trabalham com um dos dois mecanismos, independentemente da sua formação como analista ou de suas práticas. Contudo, é preciso, no final das contas, saber como planejar a melhor experiência ao usuário, garantindo uma “vivência perfeita”.

Ao se entregar uma boa experiência, também se adquire chances de um maior engajamento com a sua marca. Logo, um analista que saiba aplicar os dois conceitos não só terá mais chances de trabalho no mercado, como também aprimorará a vivência do cliente com o seu serviço.

Com os dois conhecimentos, você vai poder planejar e executar os projetos da sua empresa, levando em consideração as questões mais ideais e atraindo mais usuários.

Diminuição do tempo de execução do projeto

Uma boa usabilidade dos mecanismos dispostos pela sua empresa é importante para que se consiga cumprir com os seus objetivos, além de dar mais agilidade para o colaborador e, assim, garantir o impacto na sua produtividade, auxiliando na sua automatização de processos.

Levando em consideração as informações adequadas, você vai conseguir executar futuros projetos em tempos menores, e sua experiência será mais qualificada.

Portanto, entendendo a importância da integração de UX e UI e sabendo sua relação e seus benefícios, você tem em mãos o conteúdo certo para aprimorar e inovar na sua empresa!

Então, gostou do nosso post? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar você!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

Deixar comentário.

Share This