Marketing Digital

7 perguntas para responder antes de contratar uma agência digital

Contratar uma agência digital é uma ótima solução para conseguir realizar um trabalho realmente transformador.

Várias empresas já reconhecem o valor do marketing digital para o crescimento do negócio, mas nem toda organização consegue desenvolver uma estratégia online por conta própria. É por isso que contratar uma agência digital é uma ótima solução para conseguir realizar um trabalho realmente transformador.

Para ter sucesso no marketing digital, é preciso ter conhecimento e tempo. Mesmo com a facilidade de acesso que muitas ferramentas oferecem, não é tão simples utilizá-las da maneira correta. Sua empresa pode até tentar montar uma equipe interna para cuidar dessa área, mas isso pode custar ainda mais caro.

Terceirizar o marketing digital acaba sendo uma alternativa mais barata e confiável. Você não precisará gastar com contratação e treinamento de funcionários e poderá contar com a ajuda de profissionais especializados e disponíveis para cuidar da sua estratégia.

No entanto, a escolha da empresa parceira deve ser feita com muito cuidado. É preciso se certificar de que ela é capaz de oferecer um trabalho de qualidade e que gerará resultados. Pensando nisso, reunimos 7 perguntas que você deve responder ao considerar a contratação de uma agência digital. Boa leitura!

1. Qual é o objetivo de contratar uma agência digital?

Antes de fazer qualquer gasto importante na sua empresa, é preciso definir quais benefícios você deseja como retorno do investimento.

Ao contratar uma agência digital, identifique as metas que deseja alcançar. Você pode focar em aumentar o tráfego, seguidores nas redes sociais, conversões, fortalecer a presença digital da marca etc.

Com um objetivo definido, é possível verificar se a agência poderá realmente ajudar você a atingi-lo. Ela precisa ser capaz de realizar serviços que gerarão os resultados esperados. Portanto, verifique se a área de atuação dela é condizente com suas necessidades ou se a agência consegue se adaptar ao seu setor.

2. Quais são as habilidades da agência digital?

Com o objetivo claramente definido, é necessário verificar os serviços e habilidades que a agência oferece.

O marketing digital é um universo extremamente amplo e existem diversos tipos de estratégias que a sua empresa pode adotar. As agências montam um leque de serviços que oferecerão aos seus clientes para que eles alcancem determinados resultados. Alguns exemplos são: marketing de conteúdo, SEO (otimização para mecanismos de busca), gestão de redes sociais, branding, entre outros.

Antes de fechar o contrato, certifique-se de que os serviços que a agência oferece serão realmente úteis para a sua empresa. Pesquise e leia bastante sobre diferentes estratégias de marketing para identificar essa questão com mais embasamento.

3. Os serviços oferecidos são de qualidade?

Outro ponto importante é verificar se a agência é capaz de exercer com qualidade os serviços que oferece. Para isso, é muito válido conhecer cases de campanhas que ela já realizou e referências de outras empresas que ela atendeu.

Busque indicações e entre em contato com outros clientes para saber mais sobre como eles foram atendidos e quais resultados conseguiram alcançar. Se o retorno for positivo, as chances de você também ter uma experiência satisfatória são muito maiores.

4. Qual será o orçamento do marketing digital?

Antes de começar uma estratégia de marketing digital, sua empresa deve definir o quanto deseja gastar. Esse será um fator muito importante para determinar o tamanho da sua campanha e que tipo de profissionais você contratará.

Tenha em mente que sua estratégia será definida a partir do quanto você pagará. Quanto mais ações você desejar realizar, maior será o valor, mas também os resultados tendem a ser melhores.

Ao conversar com uma agência, apresente o orçamento e verifique quais serviços eles podem oferecer dentro dessa faixa. Faça comparações com outras organizações. Certifique-se também de que o valor que você determinou é condizente com os resultados almejados. Não adianta definir metas mirabolantes querendo pagar um preço abaixo do mercado.

5. Quem gerenciará sua conta?

Você precisa confiar na agência que contratará, certo? Conhecer melhor o profissional que gerenciará a sua campanha é uma boa forma de estreitar os laços.

Nem sempre a pessoa com quem você conversou antes de fechar o contrato será quem administrará a sua conta. Portanto, é preciso se certificar de que quem fará esse trabalho conseguirá dar conta do recado. Converse com essa pessoa e procure conhecer melhor a carreira dela.

Lembre-se de que não é tão necessário conhecer a equipe inteira, apenas aqueles com quem você lidará diretamente. Se você conseguir confiar nestas pessoas, acreditará e confiará mais no trabalho que a agência realiza.

6. Como os resultados serão reportados?

O ponto mais importante ao definir e realizar uma campanha digital não é o quanto você gosta das peças apresentadas, mas sim os resultados que serão gerados. Por isso, a agência precisa ser capaz de mensurar e reportar o que foi conquistado com as ações de marketing.

Verifique como isso é feito pelas empresas que você considera contratar. Veja como e com que frequência eles medem e apresentam metas, indicadores e números. Mensurar resultados será algo indispensável para identificar se a campanha funciona ou se precisa ser ajustada.

7. Há quanto tempo a agência trabalha com marketing digital?

Se você vai gastar com a contratação de uma agência, o mínimo que pode esperar é um trabalho especializado. Dessa forma, é preciso tomar cuidado e pesquisar sobre a experiência da empresa com o marketing digital.

Existem muitas agências que não são especialistas e apenas oferecem alguns serviços na área para suprir uma demanda do mercado. Você deve buscar uma opção que ofereça um trabalho completo e qualificado.

O marketing digital é um setor que requer profissionais com conhecimento. Por mais que algumas agências possuam anos de experiência em marketing offline, por exemplo, isso não quer dizer que ela conseguirá realizar ações online de forma satisfatória se não tiver uma equipe focada nesse segmento.

Antes de fechar um contrato, converse com empresas diferentes e faça comparações. Trata-se de uma decisão que precisa ser feita com muita atenção. A escolhida será sua parceira e ajudará a sua empresa a crescer, portanto, é preciso acreditar no trabalho que a agência realizará.

A Tritone Interactive é uma agência que há 15 anos se dedica a construir a presença digital de seus clientes. Divida com a gente suas necessidades e desafios e conte com nossas soluções que transformam serviços e processos. 

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

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