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5 tendências de consumo para ficar de olho em 2017

Entender as principais tendências de consumo contribui na criação de estratégias mais eficientes para conquistar os objetivos do negócio.

O comportamento do consumidor se transforma cada vez mais e as marcas precisam se adaptar constantemente. Entender as principais tendências de consumo contribui na criação de estratégias mais eficientes para conquistar os objetivos do negócio.

Uma das principais vantagens em se antecipar às novas tecnologias está no fato de a empresa se tornar pioneira em um determinado segmento. Ou seja, quanto mais cedo a sua marca incorporar as novidades relacionadas às melhores práticas de comunicação e marketing, mais autoridade ela cria.

A seguir, reunimos as 5 tendências de consumo mais relevantes neste ano, a fim de que você repense a sua estratégia de comunicação agora mesmo. Confira!

1. Relacionamento com inteligência artificial

O aperfeiçoamento da tecnologia associado à diversidade de formatos permitirá que as pessoas interajam progressivamente com as máquinas. Os famosos robôs atuarão em parceria com os humanos em prol da sofisticação da experiência do consumidor.

Essa mutualidade, que é o conjunto formado por conexões de sistemas tecnológicos independentes e sinérgicos, traz a ideia de que há ganhos mútuos para os participantes de uma relação.

Em seu livro “Marketing e comunicação na era pós-digital: As regras mudaram”, Walter Longo, um dos maiores especialistas do país em comunicação, inovação e utilização da tecnologia como forma competitiva, afirma que “a troca de experiências entre aparelhos não só é normal como é desejável” para os consumidores nascidos em 90, os nativos digitais.

As máquinas eram utilizadas anteriormente apenas para funções operacionais. No entanto, a inteligência artificial é empregada atualmente em tarefas de maior complexidade e delicadeza — funções antes exclusivas dos humanos.

O conjunto amplo de dados denominado Big Data trará informações valiosas sobre os hábitos do público de cada produto ou serviço. Isso permite que os profissionais de marketing criem ações em sintonia com o estilo de vida da sua persona.

As empresas que saírem na frente ao focarem no comportamento cada vez mais volátil do cliente tendem a ter um futuro mais promissor. Afinal, tudo passará a oferecer um feedback completo e esse retorno será importante para transformar as informações em insights relevantes.

2. Consumo responsável

Os consumidores estarão atentos às organizações que se envolvem com iniciativas para melhorar a sociedade. Incorporar tecnologias para apoiar programas que beneficiem as pessoas é um diferencial muito importante. As oportunidades de buscar maneiras criativas para preservar os nossos recursos e eliminar o desperdício são cada vez mais valorizadas pelas pessoas.

A cultura do compartilhamento de bens é um indicador da mudança de pensamento do consumidor. Ou seja, as empresas também precisam desenvolver esse novo olhar para otimizar recursos e eliminar excessos. A tecnologia será uma grande aliada para transmitir ao público o esforço ético praticado pelas marcas.

3. Realidade virtual

A experiência online é algo que se populariza no Brasil. Sem as limitações físicas provocadas pelo ambiente, a realidade virtual ganha mais espaço com a sua característica ilimitada e sem fronteiras. A escolha por essa vivência deixará claro os verdadeiros clientes que a sua organização pretende atingir.

Várias empresas já utilizam a experiência interativa para aproximar os consumidores do seu ponto de venda. Ao proporcionar uma visão 360 graus dos seus produtos, essas marcas oferecem ao público uma experimentação única e memorável.

Adaptar o seu negócio a essa realidade significa ampliar a sua presença na mente do consumidor. Isso é fundamental em tempos de informações fáceis a todo o momento. A moeda de troca mais importante é o interesse da sua persona.

4. Efeito paradoxo da personalização

Ao mesmo tempo em que os consumidores estão interessados em fornecer os seus dados para contribuir na criação de produtos e serviços mais apropriados ao seu interesse, existe um efeito reverso.

Muitas marcas não entregam as soluções esperadas e não utilizam essas informações para estreitar o relacionamento com o seu cliente — mesmo diante de uma quantidade abundante de informações que o marketing digital oferece. Por esse motivo, muitas pessoas se sentem frustradas  e começam a reter informações.

O desejo do anonimato no ambiente digital é uma tendência que pode transformar o modo como as empresas atuam. Ou seja, é a oportunidade que as marcas têm para compreender que o nível de excelência é digno de todos os clientes.

Sem a diferenciação, todas as pessoas que interagem com uma marca devem receber um tratamento justo, preservando a sua liberdade. Desse modo, os consumidores se tornarão ainda mais exigentes e seletivos. O resultado é que as empresas precisam posicionar a sua marca, baseando-se nos valores intrínsecos para se destacar no mercado.

Isto é, o público precisa enxergar o seu negócio diferenciado dos demais. A diferença passa a ser não somente pautada pelo preço, mas principalmente pelo valor percebido pelo cliente. Busque refletir sobre os atributos que somente a sua marca possui e que a tornam única.

5. Multiplicidade na comunicação como uma das principais tendências de consumo

Tudo é muito dinâmico e repleto de oportunidades na era em que vivemos. Não adianta mais compreender apenas o funcionamento das mídias, é preciso desenvolver um entendimento mais profundo dos objetivos de cada mensagem e administrar as múltiplas opções para atrair a atenção do consumidor.

Para isso, é fundamental que as empresas transformem a sua mentalidade. Os consumidores estão munidos de várias informações, por isso, chegou a hora de abandonar o velho discurso “compre isso”. Esse momento exige bons argumentos, pois as pessoas querem se divertir com as mensagens.

Mas lembre-se: tudo isso precisa ser feito com a agilidade típica do universo digital. Insistir em manter os mesmos hábitos de planejamento, recursos e objetivos de cada ação pode ser um tiro no pé. Ou seja, novos problemas precisam de soluções inovadoras.

Concentre-se em criar uma postura e enxergar cada ferramenta com as suas peculiaridades no momento de planejar, criar e avaliar ações de comunicação.

Saber lidar com a velocidade das mudanças é uma das mais importantes táticas para as marcas que desejam criar uma relação produtiva com essa era de efemeridade que o Inbound Marketing trouxe.

Portanto, é de suma importância reconstruir o modelo mental praticado pelas empresas para sobreviver no período pós-digital. Afinal, quem não se mostra atual se coloca em uma postura totalmente dispensável.

Você tem algo para compartilhar sobre as tendências de consumo de 2017? Deixe o seu comentário no post!

Sobre o autor

Tritone Interactive

A Tritone é uma agência de experiência e design digital. Trabalhamos para encontrar as melhores soluções que resultam em experiências por meio dos canais digitais disponíveis e, por intermédio delas, repensamos os serviços e a forma como as interações entre marcas e seus clientes podem se desenvolver, criando engajamento e fidelização.

Pioneiros em webdesign, arquitetura de informação, concepção de plataformas que automatizam processos, conteúdo, forma e função. Evoluímos naturalmente para o design de experiência porque temos a tecnologia e o design em nosso DNA. Conhecemos profundamente a importância do branding e, por isso, somos o parceiro ideal para realizar as transformações que nossos clientes buscam e necessitam.

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