Marketing Digital

5 melhores práticas de SEO que você deve adotar

Você quer ver seu site nas primeiras posições do Google, mas não sabe como aplicar as melhores práticas de SEO? Isso é mais comum do que parece porque muitos produtores de conteúdo ainda não dão a devida atenção a esse tópico.

Entretanto, os motores de busca estão cada vez mais inteligentes e contextuais. Eles aprendem quais são os objetivos dos usuários com uma pesquisa e filtram os resultados para aqueles que mais se aproximam do que o internauta deseja.

Então, se você quer estar bem ranqueado, deve antes de tudo criar material de qualidade. A receita que não tem erro é fazer com que o visitante tenha uma boa experiência em seu site.

SEO nada mais é do que otimizar seus conteúdos para serem indexados e bem ranqueados pelos motores de busca. Para ajudá-lo nessa missão, no post de hoje mostraremos as 5 melhores práticas de SEO para que seu blog tenha um desempenho excelente. Está pronto? Boa leitura!

1. White Hat 

White Hat são técnicas usuais e naturais para otimização de páginas nos motores de busca. É o oposto de Black Hat, que são estratégias para enganá-los. Embora elas consigam colocá-lo no topo rapidamente, em longo prazo a medida pode ser maléfica e causar severas punições.

As táticas naturais normalmente demoram mais tempo para serem observadas, mas os resultados são duradouros e refletem um trabalho feito para valorizar a experiência dos leitores.

Além da produção de conteúdo relevante, responsividade e escolha correta de servidor (que veremos em detalhes abaixo), algumas ações são importantes, como:

  • usar formatação HTML adequada;
  • descrever imagens com o Alternative Text (Texto Alternativo);
  • melhorar a relação dos usuários com o blog;
  • compreender quais são as buscas mais frequentes e significativas para a empresa.

Podemos concluir que a maneira mais eficaz de figurar no topo com as principais palavras-chave é criando materiais que sejam pertinentes e úteis para os internautas, proporcionando uma experiência apropriada para eles.

As formas alternativas de se obter sucesso geram resultados em curto prazo, mas que não permanecem com o tempo. Sendo assim, se você quer ter um negócio próspero no futuro, trabalhe para solucionar os problemas, dúvidas e anseios de seu público.

2. Produção de Conteúdo

Nenhuma técnica de SEO será eficiente caso não exista material interessante e útil para seus visitantes. Esse é o ponto mais importante para um site ser bem ranqueado por motores de busca como o Google.

São eles que entregam aos leitores aquilo que eles procuram. Então, quanto mais seu conteúdo corresponder às pesquisas e aos desejos das pessoas, mais os buscadores vão preferir seus textos aos da concorrência.

Para isso, procure entender:

  • o que seus usuários mais gostam;
  • quais são seus perfis;
  • o que eles temem, acreditam e esperam;
  • quando estão mais conectados;
  • quais são os tipos de materiais favoritos.

Faça pesquisas reais e crie, a partir delas, uma pessoa fictícia (também chamada de persona) para representar o público do seu negócio. Assim, você se lembrará facilmente das necessidades da sua audiência e dos conteúdos que são fundamentais para ela.

3. Hospedagem e carregamento do site

Outro fator essencial está relacionado com a escolha do servidor. Sites hospedados em planos compartilhados podem sofrer com a falta de reputação dos demais. Por isso, é importante optar por servidores que presem pelos materiais disponibilizados pelas páginas.

Além disso, selecione aqueles que estão próximos do seu público ideal. Quanto mais perto ele estiver, menos tempo levará para que as informações cheguem aos internautas. Desse jeito, seu blog será carregado mais rapidamente.

Para isso, verifique também as configurações do servidor. Prefira os dedicados aos compartilhados, porque eles normalmente são mais constantes. Assim, quedas sem explicações são evitadas. Seu sistema ficará mais veloz e melhorará a experiência do seu visitante com o site.

Os motores de busca levam em consideração o tempo de resposta e de carregamento de uma página para ranqueá-la. O motivo é simples: quanto mais tempo um blog leva para ser exibido para seus leitores, menos propensos eles estarão em continuar navegando. Mecanismos de busca como o Google tentam sempre satisfazer o usuário, então faça com que sua visita seja algo agradável.

4. Responsividade

Se você quer impulsionar o engajamento em seu site, você deve adaptá-lo a equipamentos com telas diferentes. Suas páginas devem ser personalizadas tanto para os monitores de tela grande quanto para os de tela pequena.

O Brasil é o terceiro país mais conectado a dispositivos móveis no mundo. Essa marca demonstra o quanto é importante pensar nessa audiência. O problema central para quem tem smartphones e tablets e navega por páginas não otimizadas é ter que usar o recurso da pinça constantemente para ler o conteúdo e escolher itens de um menu.

Algumas maneiras de favorecer a experiência desses internautas são:

  • exibir apenas o principal na tela e disponibilizar um botão com informações adicionais para os usuários que estiverem interessados;
  • verificar se o espaço entre os botões ou links é suficiente para que uma pessoa possa acessá-los com o toque;
  • compreender se há passos desnecessários para que alguém possa chegar à conversão. Pense em minimizar etapas de cadastro e diminuir o número de toques irrelevantes. 

Ter um blog otimizado garante posições de destaque nos motores de busca, porque eles conseguem identificar as páginas responsivas que aparecerão da melhor forma possível nas telas de dispositivos móveis.

5. Link Building

Por fim, uma das principais maneiras dos motores de busca classificarem um site é verificando a autoridade dele. Quando vários textos de diferentes lugares possuem links que direcionam o leitor para alguma outra página, isso provavelmente significa que ela é relevante.

Em outras palavras, o ranqueamento leva em consideração se um conteúdo é bastante mencionado em outros blogs. O peso ainda é maior quando os artigos tratam de assuntos que são fundamentais em seu ramo. 

Então, mais importante do que simplesmente conseguir links é conquistar os melhores links. Porém, obtê-los normalmente não é uma tarefa fácil. Para que uma pessoa mencione algum texto seu, é necessário que ela o conheça.

Por isso, seus materiais devem ser bem divulgados nas redes sociais. Além disso, convide colunistas para escrever em seu site e se disponha a publicar no portal deles.

Outro jeito de adquirir links é participando de grupos no Facebook ou em fóruns na internet. Lembre-se, porém, de mencionar suas postagens de maneira natural, conforme a necessidade dos outros integrantes.

Para favorecer a experiência do seu visitante, pense como ele. Quais são seus desejos primordiais? Qual é o objetivo que ele tem com determinado conteúdo? Faça com que seus artigos possam corresponder às principais demandas dele.

Essas estratégias de SEO não devem ser vistas como uma lista infalível que garantirá uma boa posição, mas como um começo apropriado para oferecer serviços interessantes e úteis para seus usuários. Os robôs do Google sempre mudam, mas os materiais de qualidade permanecem nas primeiras posições.

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Sobre o autor

Tritone Interactive

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